26.9 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarAsma: o que é quais os sintomas e como tratar?

Asma: o que é quais os sintomas e como tratar?

A doença conhecida como asma, ou asma brônquica, se trata de uma inflamação que acontece no sistema respiratório, causando dificuldades em respirar, falta de ar, pressão no peito e até a morte em alguns casos mais graves. É uma doença comum, principalmente em pessoas que ao longo da infância tiveram muitas infecções respiratórias.

Existe uma polêmica sobre a asma ter ou não cura. Os médicos e especialistas divergem de opinião quanto a isso, mas se sabe que existe tratamento para amenizar os sintomas. De acordo com imunologistas e pneumologistas, os sintomas podem ser leves ou graves, vai depender do quadro de cada paciente.

Sintomas da asma

A asma não é contagiosa e os seus sintomas podem aparecer de repente, ao quando o paciente se expõe há algum fator ambiental que possa vir a causar alteração nas vias respiratórias, como pólen, mofo ou poeira. Com isso, os sintomas mais comuns da doença são:

  • Sensação de uma pressão forte no peito;
  • Falta de ar;
  • Dificuldade em respirar;
  • Tosse;
  • Ruído ao respirar;

Em crianças menores e bebês, a asma costuma ser identificada pelos lábios roxos, que indica uma respiração prejudicada, além de cansaço, dificuldade de comer e muita tosse. Ao reparar nesses sintomas é preciso encaminhar a criança ao médico para que os exames mais importantes sejam feitos e a asma identificada.

Leia mais: Vacina de Oxford: como é feita e os efeitos colaterais

Tratamento

O tratamento da asma costuma ser feito por toda a vida, incluindo o uso de medicamentos tanto via oral quanto inalatórios, e também é preciso que o paciente evite o agente que possa vir a desencadear as crises, como poeira, mofo, contato com pelos de animais, etc. O remédio é prescrito pelo médico que vai sempre avaliar cada caso antes de indicar o tratamento ideal. eles servem principalmente para amenizar a inflamação que acontece nas vias respiratórias e normalmente é ingerido todos os dias ou em situações de emergências.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui