31.4 C
Brasil
quinta-feira, 29 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarAsma: o que é, tratamento e sintomas

Asma: o que é, tratamento e sintomas

Asma é um termo genérico para descrever uma inflamação crônica nas vias aéreas, em especial nos brônquios. Dentre as suas principais causas, podemos destacar as alergias a algumas substâncias, além de fatores genéticos, que fazem com que os “tubos” que enviam ar até os pulmões tornem-se mais estreitos, provocando aquela dificuldade para respirar tão característica.

Além destes sintomas, o indivíduo que sofre com asma também poderá apresentar chiado ou uma pressão no peito, respiração anormal, tosse excessiva, entre outros sintomas não tão comuns. E para diagnosticá-la, basta procurar um clínico geral, relatar pormenorizadamente os sintomas, realizar um exame clínico, uma “prova de função pulmonar”, entre outras medidas que deverão conduzir a um tratamento para o alívio dos seus principais sintomas – já que a asma, como sabemos, é um distúrbio incurável.

Caso tais prescrições sejam corretamente observadas, um indivíduo com asma poderá viver uma vida quase que absolutamente normal, tendo apenas que manter redobrada atenção aos principais gatilhos que podem disparar o problema.

O tratamento da asma

A asma não tem cura, por isso um indivíduo, mesmo sob tratamento, permanecerá com a doença por toda a vida, só tendo como opção tomar medidas com o objetivo de controlá-la e com isso ter uma vida o mais próxima possível da normalidade.

- Continua Depois da Publicidade -

Dentre as principais características de um tratamento contra a asma, destacamos o fato de que ela deve ser feita de acordo com cada paciente, já que a doença manifesta-se e evolui de infinitas maneiras.

Portanto, ele deverá ser realizado para manutenção ou atacar a crise. No primeiro caso, com “medicações controladoras”, geralmente na forma de anti-inflamatórios que impedem a obstrução das vias respiratórias. Já no segundo, apenas e tão somente para combater as crises, por meio da utilização de “medicações de resgate”, de forma a dar alívio e fazer regredir a crise respiratória.

Leia mais: Melasma: o que é, tratamento e características

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui