26.8 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarAssar bolo corretamente: você sabe como funciona o processo?

Assar bolo corretamente: você sabe como funciona o processo?

O processo de cozimento interfere diretamente na qualidade final do bolo, sendo um ponto crucial e determinante para o preparo.

Por isso é preciso tomar bastante cuidado para não perder o produto ou obter um resultado indesejado, de má qualidade.

Apesar do que se pode pensar, o processo de cozimento, isto é, o ato de assar o bolo é também um processo químico.

A presença do fermento é um bom indício desse processo que ocorre simultaneamente ao cozimento da massa. E a temperatura do forno influi e muito também nesse processo.

O pré aquecimento do forno é um fator indispensável, principalmente para que o bolo fique bem fofo.

Reação química do bolo

As reações químicas do fermento quanto da farinha de trigo ocorrem principalmente na primeira metade do processo, por isso é ideal inserir a forma já na temperatura correta.

E durante o processo é preciso uma temperatura constante e adequada, não podendo ultrapassar nem diminuir da recomendação.

Uma temperatura muito abaixo da necessária retarda o processo de cozimento da massa e também as reações químicas, ele fica muito seco, sem umidade e sem o mínimo de fofura desejado.

Já uma temperatura muito alta faz a massa cozer muito rápido, não permitindo que as reações capturem o oxigênio necessário. E esse processo faz que o bolo murche.

Por isso, a temperatura ideal para o bolo de cenoura corretamente é a média, mas isso pode depender bastante da capacidade do forno onde está sendo feito.

O mais sensato a se falar é que cada um possui suas características próprias, e a melhor maneira de conseguir um bolo perfeito é simplesmente tentando por algumas vezes.

Depois de algumas tentativas, sem dúvidas não haverá mais problemas para a produção de um bolo de cenoura perfeito em sabor e visual.

E então, tem mais alguma dica? comenta com a gente!

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui