22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Saúde & Bem Estar AstraZeneca: O que é como é feita efeitos colaterais

AstraZeneca: O que é como é feita efeitos colaterais

A vacina desenvolvida com tecnologia de um vetor viral de adenovírus não replicante de chimpanzé, a AstraZeneca é uma das alternativas para combater o coronavírus que está sendo vendida para o mundo todo.

Depois dos estudos e comprovação científica, a vacina comprovou a sua eficácia e no Brasil tem sua coordenação junto da Unifesp. Para saber mais sobre o desenvolvimento da vacina AstraZeneca ou vacina de Oxford, continue lendo.

Astrazeneca
Astrazeneca

Como a Vacina AstraZeneca foi feita?

A vacina foi desenvolvida através de uma adenovírus de chimpanzé. Essa técnica é realizada a partir da manipulação genética de um gene, é uma proteína da Sars-Cov-2 que passa pela modificação e depois são amplificados com uma quantidade maior. A amplificação desse adenovírus é feita através de biorreatores que purificam, estabilizam e concentram as células para compor a vacina.

O adenovírus usado para fazer a vacina Astrazeneca, não se replicam dentro do organismo, já que é um vírus não replicante, mas eles servem para serem reconhecidos pelo organismo pelo sistema imunológico e isso serve para causar uma reação para fabricar anticorpos contra o coronavírus.

Leia mais: Vacina de Oxford: Como é feita e os efeitos colaterais

Efeitos colaterais

Assim como todo medicamento possui efeitos colaterais, as vacinas também podem causar possíveis efeitos controversos no organismo. As reações que a vacina AstraZeneca pode causar nas pessoas, embora sejam leves, são efeitos adversos que assim como qualquer imunizante pode vir a provocar.

Efeitos como dores de cabeça, cansaço, calafrios e vômito, são efeitos leves e comum de acontecer nos primeiros dias após a aplicação da dose. Essa reação pode ou não progredir, e é comum, já que o organismo está recebendo uma proteína de um corpo estranho e precisa construir novas células imunológicas.

Embora as ação do organismo ao receber a vacina AstraZeneca seja rápida, e faça o paciente se sentir mal nos primeiros momentos, o efeito colateral lembra os sintomas de gripe, mas é importante ressaltar que qualquer efeito prolongado ou mais fortes, devem ser informados e procurar um hospital ou médico caso seja necessário.

 
Susan Nogart
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui