30.2 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarBenefícios da caminhada: confira quais são eles

Benefícios da caminhada: confira quais são eles

Hoje ninguém duvida dos benefícios da caminhada. Já se sabe que não mais do que 30 minutos por dia, 3 vezes por semana (pra começar), são capazes de produzir verdadeiros milagres na vida de um indivíduo.

Caminhar ajuda a regularizar o sistema cardiovascular, tonifica os membros, é um excelente coadjuvante para tratamentos de ansiedade, entre outros incontáveis benefícios que exigiriam aqui horas e mais horas só para listá-los.

Por isso, segue, abaixo, alguns desses formidáveis benefícios de um hábito que, por sorte, vem caindo cada dia mais no gosto popular.

1. Reduz a pressão arterial

Não apenas durante a prática, mas até mesmo 24 horas depois de uma caminhada, é possível notar uma sensível regularização da pressão arterial, graças ao acentuado aumento da circulação sanguínea, que resulta, entre outras coisas, na dilatação dos vasos, veias e artérias.

2. É um parceiro do sistema respiratório

- Continua Depois da Publicidade -

Entre os principais benefícios da caminhada, destacamos aqui o fato de ela ajudar a limpar os pulmões, pois o aumento da ventilação (ou troca de gases) acaba eliminando esses resíduos, mas também porque durante uma caminhada ocorre a dilatação dos brônquios e dos demais órgãos respiratórios.

3. Fortalece os ossos

A osteoporose é uma anomalia que caracteriza-se pela diminuição da densidade óssea com o passar do tempo. Hoje calcula-se que ela atinja cerca de 200 milhões de mulheres ao redor do mundo. Mas 30 minutos diários de caminhada, devido aos impulsos elétricos que provocam, favorecem, e muito, a absorção do cálcio.

4. Combate a ansiedade e a depressão

Ansiedade, depressão e síndrome do pânico, juntas, afetam cerca de 320 milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas a boa notícia é saber que 30 ou 40 minutos diários de caminhada são capazes de liberar neurotransmissores suficientes para a garantia de uma rotina bem mais feliz e agradável.

5. É fortalecedor do cérebro

Outro desses benefícios da caminhada é justamente o fato de ela oferecer estímulos cerebrais que melhoram a nossa coordenação motora, capacidade cognitiva, além de criar melhores condições para o estabelecimento das nossas tão importantes ligações neuronais.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: Ministério da Saúde distribui máscaras inadequadas aos profissionais da área

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

1 Comentário

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui