22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Saúde & Bem Estar Ciúme excessivo: quais as causas e sintomas

Ciúme excessivo: quais as causas e sintomas

Algumas relações com comportamentos mal sucedidos influenciam conflitos que contribuem para que uma das pessoas tenha um ciúme excessivo da outra. Na maioria dos casos o ciúme é comum, mas quando ele ultrapassa alguns limites, pode ficar perigoso.

Ciúme excessivo
ciúme excessivo

Se está interessado em saber, quais as principais causas e o que é o ciúme excessivo e seus principais sintomas, continue lendo.

O que é ciúme excessivo?

O ciúme é o sentimento de amor, que torna o apaixonado controlador, abusivo, controlador, o que muitas vezes acaba se tornando um transtorno obsessivo. Os pensamentos negativos começam a fazer parte constante da consciência do indivíduo o que se torna um sofrimento.

Seguindo essa linha, o relacionamento vai ficando sobrecarregado, a pessoa que tem ciúme excessivo não consegue enxergar os comportamentos que possui, que vai destruindo e invadindo o espaço do outro.

Leia mais: Relacionamento abusivo: O que é e como superar?

Sintomas

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o ciúme excessivo é considerado um Transtorno Paranoico Delirante que não possui motivo evidente de que a pessoa está sendo enganada ou traída.

Algumas evidências desse transtorno, como um perfume diferente, chegar em horário diferente, mensagens, costumam causar um delírio de medidas extremas que podem ser seguidos de abuso verbal e até violência.

Quais as causas?

Existem causas variadas que podem levar as pessoas a adquirir esse transtorno de ciúme excessivo quando estão em uma relação. Em alguns casos pode ser falta de confiança, insegurança e até baixa autoestima.

A insegurança pode ter origem em outros relacionamentos, ou por momentos que possam ter traumatizado na infância, algo sobre a relação dos próprios pais, ausentes ou distantes. Com isso, a pessoa vai exprimindo uma necessidade de carência e afeto que acaba sendo transferido ao parceiro (a).

Outra causa para a insegurança que leva ao ciúme abusivo, pode ser ter passado por um trauma ou experiência humilhante que a pessoa possa ter passado.

 
Susan Nogart
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui