30.2 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarCloroquina: O que é efeitos colaterais

Cloroquina: O que é efeitos colaterais

Nas últimas semanas os casos de Coronavírus vem crescendo a aumentando diariamente, e por isso, cientistas e muitos especialistas alertam sobre os tratamentos eficazes para combater a doença, sendo o deles o uso de medicamentos por conta própria como a Cloroquina.

Apensa de toda a polêmica que envolve o uso da automedicação, não á estudos científicos que comprovem de fato o uso do medicamento para prevenir o organismo contra a Covid-19. Todo medicamente possui contraindicações e é por isso, que é preciso estar atento a toxicidade do seu uso.

cloroquina
Cloroquina

O que é a Cloroquina?

A Cloroquina é um medicamento indicado e usado para a profilaxia e tratamento em casos de malária, que é causada pelo Plasmodium vivax. Além disso, o medicamento também é indicado no tratamento de amebíase hepática junto de outros remédios.

- Continua Depois da Publicidade -

Sua eficácia clínica também já foi comprovada contra lúpus, artrite reumatoide, sarcoidose, e até doenças de fotos sensibilidade e outros tipos de erupções polimórficas. É um medicamento usado para tratar outros tipos de doenças, e não há estudos que comprovem a sua eficácia contra a Covid-19.

Leia mais: Anvisa esclarece medidas sobre falta de medicamentos para intubação 

Efeitos colaterais

A Cloroquina é um medicamente com taxa de toxicidade ao organismo e por isso, pode causar graves efeitos colaterais se tomado de forma equivocada ou erroneamente, como por exemplo:

  • Pode comprometer a saúde dos olhos;
  • Afeta o funcionamento dos rins;
  • Causa arritmia cardíaca.

De acordo com especialistas, os efeitos colaterais pelo mal uso da Cloroquina, sem recomendação médica, pode causar sérios efeitos colaterais, principalmente envolvendo o coração. E apesar de haver muitos comentários sobre o seu nome, não há provas de que ele haja contra o Coronavírus.

- Continua Depois da Publicidade -

Se trata de um medicamento antimalárico, que possui substância imunomoduladoras, que atua no sistema imunológico para produção de resposta orgânica a microrganismos, mas não necessariamente contra o vírus da Covid-19. É importante saber, que a automedicação é perigosa e pode causar graves efeitos colaterais e até a sérios problemas de saúde.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui