28.2 C
Brasil
segunda-feira, 6 dezembro 2021
HomeSaúde & Bem EstarComo descobrir a idade de uma pessoa sem registro?

Como descobrir a idade de uma pessoa sem registro?

Você sabe como descobrir a idade de uma pessoa sem registro? Essa é uma dúvida que pode não parecer muito comum, mas que na verdade tem um impacto significativo na vida de muitas pessoas. Seria ótimo se houvesse uma calculadora de idade online para poder inserir os dados das pessoas e descobrir quantos anos elas têm, mas será que isso é possível de fazer sem registro?

Se você conhece alguém que está na situação de precisar saber a idade, mas não tem Certidão de Nascimento (ou é alguém nessa situação), saiba que é possível sim fazer algum tipo de previsão ou especulação nesse sentido, mas não é uma tarefa fácil. Em muitos casos, pode incluir a necessidade de um processo judicial para resolver a questão de maneira aceitável.

Quer aprender como descobrir a idade de uma pessoa sem registro? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Como descobrir a idade de uma pessoa sem registro?

Para começar, precisamos entender que o processo de como descobrir a idade de uma pessoa sem registro depende da quantidade de informações verificáveis disponíveis para ser analisada.

- Continua Depois da Publicidade -

Um exemplo muito famoso dessa situação é a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nascido em 27 de outubro de 1945, o político só foi registrado oficialmente em um cartório 6 anos depois, no dia 6 de outubro de 1951.

Isso aconteceu por causa das condições socioeconômicas da época, já que a família de Lula vivia no sertão de Pernambuco e não tinha condições para fazer o registro do filho na ocasião. Assim como aconteceu com ele, milhares de outros brasileiros passaram pela mesma situação — e muitos seguem sem registro até hoje.

Apesar de ser algo mais raro, ainda hoje muitos brasileiros nascem e não podem ser registrados (o registro é gratuito, mas o processo pode ser complexo e inacessível em algumas regiões).

Portanto, é vital que se reúna o máximo de informações possível para poder avaliar a situação, confirmar fatos verificáveis e chegar a uma conclusão.

- Continua Depois da Publicidade -

Afinal de contas, não há um teste científico que seja capaz de confirmar com exatidão a idade de uma pessoa, apenas algumas estimativas com base em perícias médicas. Portanto, a não ser com o uso de informações sociais, não dá para ter certeza da idade de alguém.

Um exemplo dessa situação aconteceu com Iraci Alves, uma mulher de aproximadamente 62 anos, de Vacaria, Minas Gerais.

Iraci, assim como tantos outros brasileiros, nasceu e não foi registrada pelos pais por morar no interior do país e não ter acesso fácil a um cartório.

Eventualmente, os pais de Iraci faleceram e ela seguiu uma vida simples no interior de Minas Gerais. 

- Continua Depois da Publicidade -

Sem saber ler ou escrever, sem nunca ter frequentado a escola e sem qualquer tipo de registro, Iraci não “existia” para o sistema.

Foi só décadas depois, quando ela imaginava ter 40 anos, que precisou passar por um médico mas não pôde ser atendida. Por caridade, o médico fez uma análise informal para ajudá-la e orientou para que ela pudesse tirar um documento e poder ser atendida formalmente.

O marido de Iraci foi atrás da documentação e descobriu que simplesmente não havia qualquer tipo de registro sobre ela.

A solução encontrada foi ir até a Defensoria Pública para que entrassem com um processo judicial buscando o registro oficial de Iraci Alves e a elaboração de uma certidão de nascimento.

Após reunir o máximo de evidências e testemunhos possíveis (alguns familiares distantes e vizinhos foram chamados), a juíza do caso ordenou que Iraci passasse por uma perícia médica para uma estimativa de idade e a confecção da sua certidão de nascimento.

Os médicos que a examinaram estimaram que ela tem 55 anos e a certidão de nascimento foi criada com base nessa especulação. Nem mesmo um dia de aniversário ela tinha, sendo-lhe atribuído o dia de emissão da certidão.

É claro que esse é um caso muito extremo, mas que mostra qual é o limite da situação que pode ser tratada pela Justiça do Brasil. 

No entanto, nem todos os casos chegam a isso. Na maioria deles, é possível resgatar uma foto, um diário ou algum testemunho que atribua uma data mais ou menos precisa para chegar ao cálculo da idade de maneira mais confiável.

Na ausência dessa informação, a solução é a perícia médica para uma estimativa de idade.

Agora que você já sabe como descobrir a idade de uma pessoa sem registro, pode resolver a situação de um conhecido ou sua própria, se for o caso. No entanto, é vital entender que esses são casos complexos e nem todos serão resolvidos da mesma forma. O ideal é, claro, tentar reunir o máximo de informações comprováveis possível para tentar encontrar um registro mínimo ou, então, um processo judicial que crie um registro.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o tema!

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui