30 C
Brasil
quinta-feira, 20 janeiro 2022
HomeSaúde & Bem EstarComo incentivar as crianças a estudarem no ensino remoto?

Como incentivar as crianças a estudarem no ensino remoto?

O ensino remoto tem sido uma alternativa nos últimos meses para que as crianças pudessem continuar tendo suas aulas normalmente. Contudo, com as aulas em casa e sem o contato direto com a professora, muitos pais têm se perguntado como incentivar as crianças a estudarem no ensino remoto?

As crianças têm necessidades diferentes dos adultos e adolescentes, e manter o contato direto com a professora durante as aulas para esclarecer dúvidas é uma dessas necessidades. Pois as crianças aprendem muito melhor quando têm ajuda e incentivo de maneira direta. 

O ensino remoto levou muitos pais a se questionarem sobre o que podem fazer para manter as crianças interessadas nas aulas online, pois aprender de casa e ainda ter que estudar em casa depois das aulas, acaba fazendo com que as crianças caiam em uma rotina exaustiva, o que pode atrapalhar o desempenho delas na escola. 

Por essa razão é muito importante saber como incentivar as crianças a estudarem no ensino remoto, para que o aprendizado delas não seja prejudicado e elas consigam absorver e entender tudo que é passado pela professora no momento que estiver estudando a matéria do dia. 

Sendo assim, se você deseja aprender como incentivar as crianças a estudarem no ensino remoto corretamente, veja neste artigo algumas dicas que podem te ajudar a incentivar as crianças no ensino remoto.

Como incentivar as crianças a estudarem no ensino remoto: 6 dicas essenciais

Veja a seguir quais são as principais dicas que todos os pais devem seguir para saber como incentivar as crianças a estudarem no ensino remoto e garantir que elas tenham um bom desempenho nas aulas e nas provas.

Estabeleça uma rotina

Mesmo que a criança esteja estudando em casa é preciso estabelecer uma rotina e fazer a criança entender que precisa segui-la corretamente. Vocês podem até mesmo montar uma rotina juntos, de forma que não fique tão puxado e a criança consiga se dedicar a todas suas atividades do dia a dia.

Defina um local para as aulas e para os estudos

A sala de aula é elaborada para garantir que a criança tenha o maior aproveitamento possível da aula. Sendo assim, tentar reproduzir o espaço da sala de aula em casa, pode ser uma forma excelente de manter a criança com foco total na aula online.

Portanto, deixe o local bem iluminado e arejado, não permita que as aulas sejam assistidas da cama e coloque no local somente coisas que a criança irá precisar realmente, ou seja, nada que possa lhe distrair.

Pergunte o que a criança aprendeu depois da aula

Mostrar interesse pelo aprendizado da criança é essencial, por esse motivo, pergunte todos os dias o que ela aprendeu na aula, quais foram os assuntos que teve maior dificuldade e ajude-a a estudar todos os dias. Isso com certeza ajudará a criança a se manter motivada.

Mantenha a casa em silêncio durante os momentos de estudo

Esse tópico pode causar certa dificuldade em famílias grandes, por isso é preciso que todos da casa tenham respeito e compreensão, e evitem fazer barulhos enquanto as crianças estão estudando.

Isso deixará as crianças concentradas nas aulas, e os pais poderão fazer seus afazeres domésticos ou trabalho de home office, por exemplo, com tranquilidade.

Elogie com sinceridade

E claro, para saber como incentivar as crianças a estudarem no ensino remoto da maneira correta, elogios não podem faltar. Portanto, faça sempre elogios sinceros e alegres quando a criança concluir suas avaliações e atividades com louvor, isso com certeza as deixarão muito felizes e motivadas.

Proporcione bons momentos de lazer

Garantir que a criança tenha momentos de lazer é essencial, tanto momentos de lazer que elas possam curtir sozinhas ou com os amigos, quanto momentos de lazer em família. 

Você já ouviu falar de roupa de time para bebês e crianças que combinam com as dos pais? Então, o que acha de ir às compras e organizar uma atividade em família com todos vestidos com a camiseta do time do coração? 

Essa pode ser uma forma bem divertida de distrair a criança juntamente com todos os outros membros da família. Além disso, mostrar à ela que ela não precisa apenas estudar e pode se divertir com a família e com os amigos, a deixará ainda mais motivada a cumprir suas obrigações com as aulas.

O incentivo melhora o aprendizado da criança

Uma das partes mais essenciais do aprendizado de uma criança é o incentivo dos pais. Pois a criança entende que os pais se preocupam com ela, o que a faz sentir amada, especial e permite que a autoestima da pequena fique sempre lá em cima, como deve ser. 

Dessa forma, ao saber exatamente como incentivar as crianças a estudarem no ensino remoto, você não estará fazendo bem apenas para a vida escolar dos seus filhos, mas também para a vida social, pessoal e emocional. Portanto, não deixe de seguir as dicas acima e incentivar seus pequenos o máximo possível.

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui