Quando se anda descalço ou não tem muito tempo para o cuidado da pele é comum que os pés fiquem secos e rachados. Questões biológicas e genéticas podem fazer com que isso ocorra de forma natural, mesmo que haja os maiores cuidados possíveis. Para resolver a situação, o Manchetes do Dia preparou algumas dicas para te ajudar!
1. Escalde os pés rachados
Encha uma bacia com água morna com pouco de hidratante e mel misturado na água, fique com eles por cerca de 2 horas. Após isso, lave e use uma escova para esfregar os calcanhares: muitos usam aquelas para lavar roupa que custa em média R$ 5 no mercado ou uma própria escova de dente por ser mais macia.
2. Esfoliando
Depois que passou a escova e retirou o excesso, deve-se pensar em formas de como atingir a pele mais profunda sem danificá-la. E, para isso, o mais recomendado neste caso é fazer uma esfoliação natural. A receita mais conhecida atualmente é a de aveia e mel:
- 2 colheres de pó de aveia
- 3 colheres de mel
Esfregue os calcanhares em movimentos circulares por cerca de 10 minutos. O recomendado é fazer logo o banho e o escalde da região. Lave com água morna e prossiga para o próximo passo.
3. Hidrate
A esfoliação e o escalde podem ser feitos de 1 a 3 vezes por semana, mas a hidratação deve ser diária. Pode-se usar um creme industrializado, mas é ideal que se usem alimentos que não possuem toxinas e sulfatos: totalmente naturais e orgânicos para que sejam 100% absorvidos pela pele. Para isso, você vai precisar:
- 2 morangos grandes;
- 2 colheres de iogurte desnatado sem sabor;
- 50 gramas de abacate;
- 1 colheres de mel.
Amasse todos os ingredientes até que forme uma pasta consistente. Após isso, aplique no local até que ele suma na pele, deixe agir por 40 minutos e enxágue.