21.5 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Saúde & Bem Estar Covid-19: mais de 70 mil paraibanos não foram tomar 2ª dose da...

Covid-19: mais de 70 mil paraibanos não foram tomar 2ª dose da vacina

Até o começo do último mês (março) mais de 70 mil paraibanos que até o momento tomaram a primeira dose da vacina CoronaVac, ainda não apareceram para tomar a 2ª dose. De acordo com o governador do estado, Joao Azevêdo, que aproveitou para usar as redes sociais e fazer um apelo, pedindo que as pessoas procurassem os postos de saúde para tomar a 2ª dose do imunizante, milhares de pessoas faltaram.

De acordo com o Ministério da Saúde, a 2ª dose da vacina é extremamente importante para garantir que o imunizante tenha seu efeito completo. Por isso, o intervalo deve ser respeitado, totalizando 28 dias depois da 1ª dose.

Segundo José Fernando Macedo, diretor da Associação Médica Brasileira, a importância da segunda dose da vacina, é tão importante quanto a primeira. Quando o uso da vacina foi autorizado pela Anvisa, o estado se organizou para comprar e receber o imunizante para vacinar a população com agilidade, sendo assim, tendo disponibilidade de doses, a população deveria fazer a sua parte e comparecer na data certa.

Leia mais: Vacina de Oxford pode proteger contra variante brasileira

Pesquisas disponíveis para a 2ª dose

A Agência responsável por autorizar as vacinas produzidas, também autorizou o uso da AstraZeneca, com o uso do imunizante tendo intervalo de 12 semanas entre as doses (84 dias), enquanto que a CoronaVac deve manter o intervalo dito de 4 semanas apenas.

Depois de tomar a primeira dose, o imunizado deve aguardo o prazo de 28 dias, para tomar a segunda dose. Sempre levando seu cartão de vacinação até o posto de saúde mais próximo e na data certa. Isso significa que quem tomou a CoronaVac no dia 5 de março, deve procurar o posto de saúde essa semana, para tomar a 2ª dose do imunizante.

Para quem perdeu a data da segunda dose, ou tiver qualquer dúvida sobre a vacina, pode entrar em contato com a Secretaria da Saúde da cidade. Até essa sexta feira (2), cerca de 509 mil paraibanos não tomaram a vacina, e apenas 95 mil já se imunizaram com a 2ª dose.

 
Susan Nogart
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui