25.4 C
Brasil
terça-feira, 27 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarCovid-19: como o raio-x ajudou a entender o vírus e encontrar a...

Covid-19: como o raio-x ajudou a entender o vírus e encontrar a vacina?

Como foi possível descobrir uma vacina em tão pouco tempo durante uma pandemia mortal? A resposta para essa pergunta não é fácil de ser respondida mas houveram alguns instrumentos cruciais para chegar ao descobrimento da vacina da Covid-19. 

O primeiro passo dos Estados Unidos foi criar parcerias em empresas públicas e privadas para que usassem supercomputadores que permitiriam cálculos rápidos de probabilidade. Essas máquinas realizaram uma análise do coronavírus  e iriam fazer processos para descobrir os “ingredientes” mais eficazes para derrotar o vírus. 

Em um dos procedimentos, fez-se o uso dos raio-x: eles são capazes de ir onde o olho humano ou microscópios não conseguem. Dessa forma, os pesquisadores poderiam analisar as mínimas estruturas fisiológicas para pensar em formas eficazes de desenvolver a vacina. 

Saber como um vírus é moldado, é uma das formas mais importantes para se pensar em formas de combater e criar uma vacina. 

- Continua Depois da Publicidade -

“Nossa resposta à pandemia COVID-19 foi vinculada à pesquisa científica básica conduzida nas últimas duas décadas”, disse Fischetti. “É lógico que nossa resposta à próxima pandemia será fortemente influenciada pela ciência que apoiamos e financiamos nos anos antes que ela chegue.”

Preconceito e a Covid-19

Muitas pessoas se negaram a usar a vacina da Covid-19 com o argumento de que a mesma teria sido uma invenção já que foi criada muito rápido. Contudo, os cientistas apenas souberam como utilizar as tecnologias que já existiam anteriormente, com anos de pesquisa e desenvolvimento. 

Não foi preciso criar algo de zero como se não existisse nada que pudesse analisar o vírus e realizar os cálculos. Justamente por isso que o processo foi mais rápido. 

“Este é apenas o exemplo mais recente da necessidade de garantir um fluxo constante de financiamento para a pesquisa científica básica. Não sabemos o que as descobertas aparentemente incrementais de hoje podem levar no futuro.”

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: Vacina da Covid-19 foi descoberta com processo parecido a mineração de Bitcoin

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui