36.7 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomeSaúde & Bem EstarCovid-19: estado crítico por falta de oxigênio nos hospitais brasileiros

Covid-19: estado crítico por falta de oxigênio nos hospitais brasileiros

São Paulo, Bahia, Pará, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul encontram-se hoje em estado crítico por falta de oxigênio para essa luta contra a Covid-19.

A informação é do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac), ligado à PGR (Procuradoria Geral da República), que afirmou ser grave a situação desses estados, muito por conta do recrudescimento da pandemia, que hoje vive o seu período mais grave desde que aportou no Brasil.

Segundo informações do órgão, já são necessários estudos no sentido de viabilizar o aumento da quantidade de cilindros de oxigênio instalados por unidade hospitalar, além de concentradores capazes de transformar os hospitais em verdadeiras “usinas em miniatura”.

Além disso, o governo estuda a possibilidade de organizar todos os números do consumo de oxigênio em um único órgão, a ANVISA, para que assim não haja conflitos nos repasses de informações, o que talvez tenha sido um dos principais responsáveis pela tragédia ocorrida em Manaus recentemente.

A falta de oxigênio pode ser um outro inimigo na luta contra a Covid-19

- Continua Depois da Publicidade -

Para que se tenha uma ideia do drama que vivem os hospitais nessa luta contra a Covid-19, até a publicação dessa matéria já foram contabilizados mais de 100 mil mortes pela doença – só até esse mês de março – , contra os pouco mais de 194 mil durante todo o ano de 2020.

Por conta disso, até mesmo a White Martins, uma das maiores fornecedoras de gás medicinal e industrial para o Brasil, precisou intervir diretamente com o intuito de obter mais apoio do governo em favor dessa luta contra a falta de oxigênio nas unidades hospitalares.

E de acordo com alguns especialistas, essa intervenção da empresa acabou vindo em bom momento, já que o que os seus técnicos descobriram é assustador: o aumento da demanda por gás para o total das unidades brasileiras já ultrapassou os 300%; o que significa dizer que um colapso em dimensões nacionais poderá ocorrer caso esses suprimentos de oxigênio não sejam prontamente restabelecidos a tempo.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: Luciano Hang quer mudar lei para vacinar seus funcionários

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui