33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarCOVID-19: Vacina vencida foi, ou não, aplicada? Entenda

COVID-19: Vacina vencida foi, ou não, aplicada? Entenda

Na última semana, houveram algumas polêmicas sobre a possibilidade do governo ter realizado a aplicação de vacinas vencidas da Covid-19 na população, principalmente no estado de Santa Catarina e Maringá. O sistema do SUS acusou, ao cruzar dados, que as datas de aplicação foram depois do prazo. 

Em suma, a pasta do Ministério da Saúde, que está se responsabilizando pela distribuição das doses de vacina da Covid-19, afirmou que há forte rigidez nos cuidados das vacinações A nota havia sido liberada na última sexta-feira (02) após os jornais como a Globo e o Estadão afirmarem que a distribuição errônea estava acontecendo. 

O descobrimento da possibilidade das vacinas estarem vencidas foi realizado através de alguns cruzamentos de dados do governo federal com as doses compradas da Astrazeneca. Ao menos 26 das cidades brasileiras teriam aplicado, mas todas negaram essa possibilidade. 

O portal da Globo publicou uma matéria detalhada sobre o cruzamento e as entrevistas que foram realizadas. E, inclusive, compartilharam os estudos publicados inicialmente pelo Folha de São Paulo e que foram desenvolvidos pelos pesquisados Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba. 

- Continua Depois da Publicidade -

O Brasil conta com cerca de 37% da população vacinada, enquanto o Uruguai já ultrapassou a faixa de 50%. Ao todo, são mais de 525 mil mortes pela Covid-19 no país e mais de 18,5 milhões de casos e se aproxima, até o final desta semana, de 19 milhões. 

Ministério da Saúde se manifesta sobre vacinas vencidas da Covid-19

O Ministério da Saúde, que é liderado por Marcelo Queiroga, afirmou em nota que o Sistema Único de Saúde, SUS, recebe todas as orientações sobre os cuidados com as vacinas e também sobre o prazo de validade. A pasta explicou que houveram erros no sistema do governo e do SUS mas que todas as doses foram aplicadas no tempo correto. 

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO), as vacinas da Astrazeneca devem ser aplicadas a cada 28 dias. 

 

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui