31.1 C
Brasil
sábado, 27 novembro 2021
HomeSaúde & Bem EstarCup of Excellence: o que é e como funciona a competição de...

Cup of Excellence: o que é e como funciona a competição de cafés?

Sabe-se que o Brasil é o maior exportador de café no mundo e que essa bebida é uma das mais queridas pelos brasileiros que, todas as manhãs, precisam de uma xícara para começar bem o dia.

E, a qualidade do café brasileiro já percorreu uma boa estrada nos últimos anos, passando de um simples produto, sem muita relevância para uma bebida de reconhecimento mundial, por causa do seu artesanato, assim como o vinho e o queijo, por exemplo.

Nesse sentido, as pessoas aprenderam a dar cada vez mais valor para o café e, portanto, a demanda por esse produto só faz aumentar a cada ano.

Desse modo, os produtores aparecem cada vez mais no mercado mundial de bebidas artesanais e o mercado movimenta muito dinheiro, pois, existem diversas variedades de café no mundo, hoje, e, por isso, esse produto ganhou até mesmo uma competição de nível internacional, em 1999, que avalia a qualidade de cada categoria da bebida tão amada por todos na chamada Cup Of Excellence.

Saiba mais sobre a Cup Of Excellence

- Continua Depois da Publicidade -

A Cup Of Excellence é, assim como outros campeonatos, um evento organizado por uma comissão organizadora oficial que leva o nome de Alliance for Coffee Excellence e, todos os anos, ela acontece em diferentes nações do planeta.

O objetivo do torneio mundial é direto: as pessoas competem para saber qual é o melhor café do mundo, naquele ano da avaliação e, o vencedor participa de um leilão online, onde os consumidores abastados fazem altos lances para adquirir os lotes dos vencedores.

Não obstante a organização seja realizada pela Alliance for Coffee Excellence, a sua ideia original partiu da Gourmet Coffee Project que faz parte de uma outra organização que leva o nome de IOC (International Coffee Organization), onde a competição se tornou a mais prestigiada forma de avaliar a qualidade das categorias variadas de café no mundo.

E, obviamente, essa é uma ótima oportunidade para os fazendeiros no Brasil que é o país que apresenta a maior variedade desses produtos plantados em terras férteis para atender a grande demanda mundial da bebida.

Importância da competição de cafés Cup Of Excellence: saiba mais

- Continua Depois da Publicidade -

Uma das funções principais do funcionamento da competição de cafés Cup of Excellence é a busca pela transparência e a excelência na indústria cafeeira que é tão importante para o mercado mundial de alimentos.

Esse torneio mundial ajudou a tornar esses produtos, até então um pouco desvalorizados antes de 1999 em uma bebida degustada por milhões de pessoas que admiravam somente bebidas de origem mais nobre.

Além disso, a Cup Of Excellence é a principal competição mundial usada como referência para que os pequenos produtores saibam a qualidade da bebida que estão produzindo e melhorem a cada ano para aumentar a procura por seus produtos em um mercado tão disputado.

Onde acontece a Cup Of Excellence?

Como dissemos anteriormente, a competição de cafés Cup Of Excellence é mundial, portanto, diversos países servem como sede para esse torneio que, atualmente, conta com 11 nações na lista. Veja quais:

  • Brasil;
  • Colômbia;
  • Peru;
  • El Salvador;
  • Costa Rica;
  • Nicarágua;
  • Guatemala;
  • Honduras;
  • México;
  • Burundi;
  • Etiópia;
  • Ruanda.
- Continua Depois da Publicidade -

Na Colômbia, acontecem dois torneios que são divididos entre um que é localizado no sul e outro ao norte do país, para que todos os produtores e variedades de café consigam expor seus produtos.

Essa copa internacional de avaliação de cafés é muito importante no mundo cafeeiro por promover o reconhecimento do plantio agrícola para os pequenos produtores de países subdesenvolvidos que, ano após anos, melhoram a qualidade da bebida encontrada nos lugares mais inóspitos do planeta.

Como funciona a competição de cafés Cup Of Excellence? Saiba mais.

Até aqui, já deixamos claro a importância da competição para produtores de variados tipos de café, desde o gourmet até o café fazenda floresta do nosso cotidiano, mas como funciona essa competição que avalia tantas categorias de produto?

O funcionamento da Cup Of Excellence é muito preciso e segue regras rígidas para avaliar todas as etapas da competição. Ou seja, a avaliação depende de júris nacionais e internacionais e, por isso, é muito imparcial o veredicto final.

Os fazendeiros produtores que competem enviam seus cafés para que sejam avaliados por esses jurados em locais específicos e, atualmente, mais de 800 amostras são analisadas.

Desse número, sobram 60 variedades que seguem para a avaliação de juízes para que o torneio comece presencialmente.

Essas 60 variedades restantes recebem a avaliação de um júri mundial em uma degustação às cegas, ou seja, os jurados consomem sem olhar para a bebida para que sejam imparciais e sintam o sabor, o aroma e a sensação somente com o paladar.

No final, 10 cafés são selecionados e, então, serão degustados novamente para conhecermos o melhor café do mundo, segundo a maior competição do ramo cafeeiro mundial. 

Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui