26.9 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarDepressão relacionada à pandemia afeta crianças e adolescentes

Depressão relacionada à pandemia afeta crianças e adolescentes

Existem muitas situações que podem afetar o estado emocional das crianças, causando estresse, como mudanças de cidade ou escola, perda de um animal de estimação, entre outros. A pandemia afeta crianças por ter transformado a rotina delas em algo totalmente diferente e atípico, e isso tem causado muitas cenas depressivas, crises de ansiedade, levando-as a ter que procurar ajuda profissional.

O cenário pandêmico vem ultrapassando os graus de tolerância de todos, e ter a visão de que a pandemia afeta crianças é algo que não seria diferente. Assim como com os adultos, as crianças e os adolescentes precisam de se entreter em casa. Elas estavam acostumadas a ter a presença de amigos todos os dias, professores e tudo isso foi tirado de uma hora para a outra.

Pandemia afeta crianças com irritabilidade

Além de depressão e crises de ansiedade, a irritabilidade também tem afetado as crianças e os adolescentes. Os motivos são vários, desde a falta da presença dos amigos, a falta de ir a escola, a solidão, a falta do que fazer, o tédio, etc. Enquanto que nos adultos as áreas os transtornos mais recorrentes são a depressão e a ansiedade, a pandemia afeta crianças de várias outras formas, incluindo muito estresse.

Os especialistas alegam é preciso prestar atenção aos sinais que os filhos estejam mandando, e procurar ajuda caso seja necessário. Muitos profissionais estão realizando consultas através da internet e isso facilita o tratamento que pode começar também de casa. Existem quadros de depressão que podem ser muito perigosos e inclusive projetar riscos de suicídio. É preciso cuidar dos jovens, para evitar que os quadros se agravem.

Leia mais: Relatos de crises de ansiedade e estresse aumentam

Em casos mais graves quando a pandemia afeta crianças, é possível procurar pela rede saúde mais próxima e solicitar ajuda e tratamento até que o jovem se sinta melhor. Em alguns casos os atendimentos são feitos presencialmente, em grupo ou individual, dependendo de cada caso.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui