30.2 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarDiabetes: O que é quais os tipos e como tratar?

Diabetes: O que é quais os tipos e como tratar?

O Brasil possui cerca de 13 milhões de pessoas que convivem com a diabetes e, embora seja uma doença que não possui as causas muito bem estabelecidas pela ciência, ela exige um estilo de vida mais saudável.

A diabetes é uma doença que possui tipos diferentes, cada uma com sintomas diferentes, que incluem complicações se tratamentos diferentes. Em casos mais graves, a doença pode se propagar de forma descontrolada e, inclusive, provocar a morte.

diabetes
Diabetes – Insulina

O que é diabetes?

Ela é caracterizada pela falta de produção de insulina, que acontece quando o corpo para de produzir ou produz uma quantidade insuficiente e não consegue absorver tudo que é necessário.

- Continua Depois da Publicidade -

A insulina é o principal hormônio que ajuda o organismo a regular os níveis de glicose no sangue, responsável por gerar energia. Quando os níveis de insulina estão altos demais, muitas complicações podem surgir. Existem 2 tipos de diabetes, a tipo 1 e tipo 2, e cada uma delas se manifesta de uma forma diferente.

Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 também é conhecido como infanto-juvenil, insulinodependente ou imunomediado. Esse tipo de diabetes é causado pela falta de produção de insulina suficiente no pâncreas e isso acontece, pois, as células são destruídas pelo sistema autoimune.

Os sintomas da diabetes tipo 1 que ocorre mais em crianças e adolescentes, são sede constante, perda de peso, fome, fadiga, fraqueza, náusea, mudança de humor, vontade de urinar constantemente.

Diabetes tipo 2

Esse tipo de diabete acontece com a maioria das pessoas mais velhas, devido a causas de obesidade, ou má alimentação. Nesse caso, o organismo produz insulina, mas ele não consegue absorver o suficiente por causa da alimentação.

- Continua Depois da Publicidade -

Os sintomas do tipo 2 são formigamento nos pés e mãos, sede, fome, as feridas demoram a cicatrizar, visão turva, infecções nos rins, pele, bexiga, além de fome e sede constantes.

Leia mais: Como emagrecer: Confira dicas e alimentos saudáveis

Tratamentos

Em ambos os casos não há cura,  com o tratamento o paciente pode viver de forma tranquila. Para isso, é preciso ter uma alimentação saudável e praticar atividade física.

No caso do tipo 1, é necessário aplicar insulina todos os dias ou sempre que a taxa de açúcar no sangue estiver alterada. Já no tipo 2, parte do tratamento é mudar a alimentação, eliminar excessos e alimentos gordurosos, além de usar alguns remédios como glinidas, sulfonilureias e inibidores de alfaglicosidase.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui