33.2 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarDor do membro fantasma: Como cuidar?

Dor do membro fantasma: Como cuidar?

A sensação de dor faz parte de uma experiência ou sensação de algo desagradável sensorial que pode ser psicológica ou física. No caso da dor do membro fantasma, se trata de uma dor que acontece em um membro que foi removido, mas por algum motivo o cérebro ainda interpreta como se aquele membro, ou aquela parte do corpo ainda estivesse presente no organismo.

Esse transtorno normalmente é causado por um trauma que causa amputação, e nesse caso as pessoas que sofrem com isso, costumam sentir pontadas ou formigamentos pela extensão do membro que foi removido. Com isso, dá para avaliar a dor do membro fantasma como algo que afeta o sistema nervoso central, como uma disfunção, mas não é um quadro totalmente compreendido atualmente, e possui diversas interpretações na literatura.

Como acontece a dor do membro fantasma?

Mesmo que seja considerada algo causado pelo sistema nervoso, depois da amputação é preciso que a pessoa seja readaptada a se conhecer e reconhecer sem o membro para se adaptar. É preciso que um especialista seja responsável por essa abordagem, e principalmente pelo tratamento da dor que não é real, já que não há membro, mas o corpo continua o identificando.

Leia mais: Dor: Entenda o que esse mal pode causar

Como é feito o diagnóstico e o tratamento?

O diagnóstico é feito junto com a pessoa que sente a dor do membro fantasma. É ela quem faz o relato sobre as sensações que está sentindo e se ela está aumentando ou diminuindo. Ao ser detectado, o tratamento é iniciado e realizado na maioria das vezes com o objetivo de eliminar a dor. É feito processos de massagem proprioceptiva, dessensibilização, muitos curativos no coto para que o paciente vá entendendo e o seu organismo também, de que não existe mais membro ali. A remissão dos sintomas podem acontecer em pouco tempo, ou demorar um pouco mais, e durante o processo, é possível que o paciente também sinta sintomas de dormência, queimação, cãibra e tudo faz parte da ilusão da dor do membro fantasma.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui