22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Saúde & Bem Estar Dores na nuca: o que pode ser e tratamento

Dores na nuca: o que pode ser e tratamento

Dores na nuca geralmente são o sinal de tensão muscular. Por ser uma região que sustenta a cabeça, além de possuir uma estrutura muscular ligada aos ombros e às costas, a nuca também pode ser um dos primeiros locais a sinalizar distúrbios na coluna, muito por conta de má postura, obesidade, esforço repetitivo, entre outros fatores que acabam exigindo demais da coluna vertebral.

Distensão ou contratura muscular, desvios da lombar, torcicolos, meningite, estresse, hérnia de disco e hipertensão sem controle também são distúrbios que se fazem sentir por meio de uma dor na nuca. E o problema torna-se mais grave quando eles já se manifestam por meio de náuseas, vômitos, tonturas, fraqueza muscular, entre outros sintomas que exigirão a busca imediata por um bom especialista ou clínico geral.

O tratamento das dores na nuca

O tratamento das dores na nuca costuma ser feito após visita a um clínico geral que é quem poderá encaminhá-lo, ou não, a um especialista.

Durante a consulta, você deverá ser capaz de revelar detalhes importantes da sua rotina, como: quando as dores começaram? Faz uso de algum medicamento? Tem histórico de hipertensão na família? Foi vítima de algum trauma? Entre outras informações.

Com base no diagnóstico, as dores poderão ser tratadas com a ajuda de analgésicos e anti-inflamatórios; mas também pode ser que um tratamento à base de relaxantes musculares e massagens terapêuticas funcione muito bem; assim como também pode funcionar uma simples mudança de hábitos de vida, como o alinhamento da postura durantes os exercícios físicos ou na rotina de trabalho.

Em todo o caso, o importante é saber que dores na nuca são eventos bastante comuns, na maioria das vezes ligados a tensões e distensões musculares provocadas por má postura. Porém uma dor na nuca persistente, seguida por náuseas e vômitos, será o sinal de que medidas mais urgentes deverão ser tomadas, a fim de descobrir uma possível doença a tempo, e com isso conseguir reverter esse quadro de forma bastante eficaz.

 

Leia mais:

 

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui