20.4 C
Brasil
quinta-feira, 24 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarDores nos dedos: saiba como aliviar as tensões

Dores nos dedos: saiba como aliviar as tensões

As dores nos dedos (ou nas juntas) são transtornos relativamente comuns, que na maioria das vezes são o resultado do seu uso repetitivo, de um desgaste natural das juntas ou articulações (por conta da velhice), ou simplesmente de pequenos traumas involuntários.

Dentre as causas mais comuns desse tipo de transtorno, podemos destacar:

1. Traumas

Essa é a causa mais comum de dores nos dedos. Pequenos traumas e pancadas não perceptíveis podem resultar em dores localizadas em quaisquer regiões dos dedos. E para o tratamento, 8 ou 10 minutos de uma aplicação de gelo, 3 vezes ao dia, poderão ser o suficiente. Mas caso o problema persista por mais de 48 horas, o recomendado é procurar um atendimento médico para exames de apalpação e raios-x a fim de averiguar possíveis lesões musculares ou traumas ósseos.

2. Artrite

Entre as causas mais comuns de dores nos dedos está a artrite. Esta é uma condição resultante do desgaste das cartilagens que ligam as articulações dos dedos, o que acaba resultando em dores intensas e bastante agudas.

- Continua Depois da Publicidade -

Para o tratamento será necessário realizar uma consulta com um reumatologista, que é quem irá identificar corretamente o transtorno e recomendar medicamentos anti-inflamatórios ou até mesmo sessões de fisioterapia.

3. Gota

A Gota é um termo popular para a designação de uma artrite inflamatória resultante do excesso de ácido úrico no sangue, e que acabam cristalizando-se e depositando-se em meio às articulações dos dedos, causando dor e inchaço com consequente incapacidade de movimentação adequada dessas articulações.

O tratamento da Gota é feito por meio da diminuição da ingestão de alimentos que aumentam os níveis de ácido úrico no sangue, como frutos do mar, carnes vermelhas, queijos, entre outras fontes abundantes de proteínas.

Nos casos mais graves, uma intervenção médica deverá ser feita, para que este prescreva medicamentos anti-inflamatórios e outros procedimentos.

4. Tenossinovite

- Continua Depois da Publicidade -

Outra causa bastante comum de dores nos dedos é essa afecção caracterizada por uma inflamação nos tendões, geralmente como consequência de uma lesão por esforço repetitivo.

O tratamento deverá ser realizado após consulta com um ortopedistas ou reumatologista, que prescreverá medicamentos, massagens, repouso, entre outras recomendações importantes.

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui