33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarDra. Ana Beatriz Barbosa aborda sobre o transtorno de Borderline

Dra. Ana Beatriz Barbosa aborda sobre o transtorno de Borderline

A Dra. Ana Beatriz Barbosa foi convidada especial do programa do Danilo Gentili para abordar um pouco mais sobre o transtorno de personalidade Borderline. De acordo com ela, seu livro “Mentes Que Amam Demais ? O Jeito Borderline de Ser” foi baseado em uma história de uma amiga que sofria com o transtorno. 

Os sintomas mais comuns são a mudança repentina do humor sem uma causa aparente: por exemplo, ficar triste “do nada” e passar a ter estados de depressão acompanhados de mania. Em suma, pessoas que se encaixam como Borderline são aquelas que fazem o maior uso da emoção e deixam a razão de lado. Dessa forma, podem tomar medidas precipitadas. 

Há tratamento para a doença e ele é feito através de medicamentos comprados e adquiridos pelo SUS ou farmácias. Um dos medicamentos usados é o Risperidona que só pode ser vendido com o uso de receita médica. 

Para casos mais sérios nos episódios de depressão menor e maior, também é necessário fazer o acompanhamento psiquiátrico associado à internações. 

- Continua Depois da Publicidade -

A doutora abordou também sobre os impactos causados pela pandemia na saúde mental das pessoas: somente em 2020, a vende de medicamentos para depressão aumentou em 17%. O número de queixas sobre depressão também aumentou. Os remédios mais vendidos e utilizados no Brasil é a fluoxetina e o Rivotril, que serve como calmante e ajuda a dormir. 

A realidade também está presente dentro das escolas. Em Brusque, uma pesquisa realizada com pouco mais de 150 alunos pela Unifebe mostra que cerca de 120 deles conhecem alguém na escola que também sofre com depressão e quase 40 deles argumentaram que cometiam a automutilação. A região Sul conta com os maiores índices de depressão e suicídio. 

O programa do Danilo Gentili vai de segunda a sexta e começa sempre à 1 hora da madrugada. Todos os dias conta com um convidado especial que aborda sobre curiosidades e sua carreira. 

Leia também: 8 tipos de transtornos mentais comuns – veja como tratá-los

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui