20.8 C
Brasil
sábado, 17 abril 2021
Home Saúde & Bem Estar Esquizofrenia: o que é, características e tratamento

Esquizofrenia: o que é, características e tratamento

A esquizofrenia é um distúrbio mental, onde o indivíduo apresenta dificuldade de separar o mundo real das alucinações criadas em sua própria mente. Apesar de ser mais comum entre os jovens, esse transtorno pode atingir pessoas de qualquer idade, até mesmo crianças, estima-se que hoje 1% da população mundial convive com a doença.

A causa da esquizofrenia é desconhecida, porém alguns fatores podem facilitar o seu desenvolvimento, como por exemplo: traumas psicológicos, fatores ambientais desconhecidos e consumo de drogas, todos eles podem ser uma porta de entrada.

O fator hereditário também está na lista como umas das causas principais, porém segundo pesquisas, ele não é suficiente para que a pessoa desenvolva os transtornos esquizofrênicos.

Características da esquizofrenia

Lapsos de memória, comportamento antissocial e falta de motivação. São alguns dos principais sintomas de quem convive com a esquizofrenia. Os delírios, a negatividade e a sensação de desconfiança, também fazem parte dos sinais apresentados. Comumente, os esquizofrênicos costumam ter a sensação que estão sendo analisados e observados o tempo todo.

Tratamentos e Terapias

Não existe um diagnóstico definitivo para a causa, o que é feito é uma avaliação com base no histórico do paciente e dos seus prognósticos. O laudo da doença é dado quando a pessoa apresenta os sintomas característicos de no mínimo 6 meses. Dessa forma, o médico pode iniciar um tratamento com remédios antipsicóticos, que geralmente pode durar a vida toda.

Para quem não apresentar melhoras no quadro com o uso dos medicamentos, existe um tratamento chamado eletroconvulsoterapia (ECT), onde o paciente fica sob anestesia geral com supervisão médica e é aplicado alguns estímulos elétricos na região frontal da cabeça. Porém, ele é um procedimento feito em casos mais graves somente. A ajuda de familiares e amigos é muito importante também, recorrer a eles pode ser um jeito mais fácil e simples de lidar com o problema.

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui