28.1 C
Brasil
sábado, 8 maio 2021
Home Saúde & Bem Estar Exercícios pliométricos: o que são e quais os benefícios para a performance

Exercícios pliométricos: o que são e quais os benefícios para a performance

Eles já são bastante conhecidos. Você poderá chamá-los simplesmente de “exercícios de explosão”. Mas, tecnicamente, eles são exercícios pliométricos, um conjunto de técnicas que vêm sendo a bola da vez nas academias de CrossFit graças ao incrível condicionamento que eles possibilitam sem qualquer complexidade nos movimentos.

Esses exercícios pliométricos trabalham essencialmente os músculos, para aumentar a sua explosão e resistência, exigir-lhes um esforço extra; e tudo isso enquanto lhe ajuda a perder quilos e mais quilos em uma sessão que não precisará durar mais do que 20 ou 30 minutos.

Ademais, eles não exigem gastos com equipamentos, podem ser praticados em qualquer lugar, não requerem a preocupação com técnicas elaboradas…e caso não tenha à disposição um instrutor e professor de educação física, não tem problema, basta apenas e tão somente uma boa dose de disposição para aproveitar as maravilhas desse grupo de atividades pliométricas.

Mas em que consiste esses exercícios pliométricos?

Basicamente, eles são “exercícios com saltos”. Mas não é apenas isso. Eles caracterizam-se por exigirem contração e alongamentos rápidos dos músculos, como por exemplo, pular corda, agachar e dar um salto o mais alto que puder, flexão de braços batendo palmas, salto vertical, entre outras inúmeras variedades semelhantes.

Graças aos “movimentos excêntricos”, que completam-se em outros “concêntricos”, você obterá alta capacidade de explosão (o grande objetivo dos exercícios), como a que ocorre durante a prática de um salto em caixa de areia, um “drop jump”, flexão de braços com salto na horizontal, além de outras variedades ainda mais específicas.

Mas além do ganho em explosão obtido com esses exercícios pliométricos, você também irá notar um ganho efetivo durante os sprints de uma corrida, o fortalecimento dos músculos cardíacos, resistência em provas curtas, entre outras inúmeras vantagens resultantes do fortalecimento dos músculos e tendões, que se transformam em poderosas fontes de armarzenamento de energia elástica.

 

 

Leia mais: Anorexia nervosa: o que é, tratamento e sintomas

 

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui