33.4 C
Brasil
terça-feira, 22 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarExiste diferença entre AVC e derrame?

Existe diferença entre AVC e derrame?

Muitas pessoas se perguntam se existe alguma diferença entre AVC e derrame, e embora muitas pessoas confundem, os dois termos são usados para a mesma coisa, que pode ser indicado para quando acontece mortes de células no cérebro pela falta de sangue. No caso de falta de sangue dentro do vaso sanguíneo, é chamado de um AVC isquêmico, e quanto acontece o rompimento, é chamado de AVC hemorrágico.

Antigamente é muito comum confundir esses dois termos, mas atualmente as pessoas conseguem diferenciar a doença. De acordo com neurologistas, os médicos afirmam que o termo AVC é mais usado do que derrame, mesmo por pacientes com menos estudo. O termo acidente vascular cerebral é o mais correto, mas o derrame é como se fosse um apelido, ou termo leito usado.

Quais os tipos de AVC e qual a gravidade?

Agora que sabemos que não existe diferença entre os termos tando o acidente quando o derrame, quais as principais diferenças entre os tipos de acidente vascular cerebral? São dois tipos mais comuns que acontecem, são eles:

  • AVC isquêmico: acontece quando o vaso sanguíneo é entupido por algum coágulo, ou acúmulo de gordura, engrossamento das paredes das artérias, etc. O que se sabe é que acontece quando o fluxo sanguíneo é impedido dos vasos para o cérebro.
  • AVC Hemorrágico: esse tipo de derrame é mais agressivo e acontece quando uma artéria se rompe e causa o vazamento de sangue no cérebro.

Leia mais: AVC: O que é tratamento e sintomas

- Continua Depois da Publicidade -

Nos dois casos, a doença é grave, mas isso também varia de acordo com a área onde ele ocorre. Além de também interferir no tamanho, na gravidade da lesão e também em quais os tipos de sequelas que o paciente pode ter. Para tratar as sequelas do paciente é preciso uma equipe multidisciplinar para tratar, que envolvem fisioterapeutas, neurologista, fonoaudiólogos entre outros que conseguem trabalhar para melhorar a condição de vida e o bem estar do paciente que sofreu AVC.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui