33.4 C
Brasil
terça-feira, 22 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarExtrato de tomate: como fazer em casa e quais temperos usar?

Extrato de tomate: como fazer em casa e quais temperos usar?

A história do extrato de tomate, como componente da culinária de praticamente todo o mundo, vem de longe, de muito longe, desde que o fruto foi, a partir do início do séc. XIX, utilizado como parte integrante da culinária norte-americana, devidamente registrado no livro de receitas do médico escocês Alexander Hunter, como um ingrediente para dar cor e sabor aos mais variados pratos, como sopas, caldos, massas, salgados, carnes, entre outras iguarias.

Como característica, sabemos que o extrato de tomate é uma base mais concentrada da fruta, diferentemente da polpa e dos molhos prontos, que geralmente se prestam melhor para o acompanhamento de massas, como os saborosos raviolis e spaghettis; ou mesmo para os excêntricos Bucatini all’amatriciana, a Trippa alla Romana, entre diversas outras iguarias típicas da cozinha italiana.

Uma receita simples de extrato de tomate

Mas como uma receita simples de extrato de tomate, trazemos aqui a sugestão da chef Cris Leite, para um extrato bastante concentrado, e por isso mesmo mais indicado para ser utilizado em quantidades menores – e de preferência diluído em água.

 

- Continua Depois da Publicidade -

Ingredientes:

  • 60 ml de azeite extra virgem;
  • 40 gramas de açúcar refinado;
  • 10 gramas de sal refinado;
  • 3 quilos de tomates maduros.

 

Modo de Preparo:

Lave bem os tomates, passe uma faca até fazer um cruz na parte de baixo de cada um deles, ponha-os para cozinhar numa panela com água por cerca de meio minuto, retire-os da panela, transporte-os para um recipiente com água e gelo (a fim de que o cozimento seja interrompido); e, enfim, retire a pele a partir da marcação em cruz.

- Continua Depois da Publicidade -

Logo após, divida os tomates ao meio (de forma horizontal), retire as sementes, junte o sal, azeite e o açúcar e leve esse preparado ao fogo para cozinhar por 1 hora.

Após o cozimento, deixe esfriar e bata tudo no liquidificador, reserve em potes tampados no congelador (ou freezer) por no máximo 90 dias; e aí então é só aproveitar-se das maravilhas culinarísticas de uma das mais caras invenções gastronômicas em qualquer parte do planeta.

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui