24.9 C
Brasil
segunda-feira, 26 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarHaiti é o único país da América que não aplicou doses contra...

Haiti é o único país da América que não aplicou doses contra Covid-19

Nesta quarta-feira (07), o presidente do Haiti foi assassinado durante a madrugada (1h), a primeira dama também foi vítima dos ataques e levada para o hospital. O tiroteio foi gravado e liberado pelo portal do G1.

O estopim dos conflitos ocorreu após o possível aumento de 44% dos valores dos combustíveis após o FMI emprestar fundos que chegariam a mais de US$ 90 bilhões. A população, que vive com menos de US$ 2 e que cerca de 60% está abaixo da linha de pobreza, não estava vendo os retornos destes aumentos. O interino do governo disse que grupos de oposição invadiram a casa oficial do presidente. A inflação acumulada é outro ponto que também merece atenção, já que em 2019 já estava em 15% e se intensificou durante a pandemia. 

O país vive crises políticas desde a década de 80 e no ano de 2010 passou por terremotos de escala 7 que fez com que uma grande parte da população fosse prejudicada pela derrubada de suas casas. Pela economia ser mais de 50% rural, houve a perda de muitas plantações. 

Em escala mundial, estima-se que a quantidade de doses distribuídas tenha sido de 3,2 bilhões, mas que o Haiti é um dos únicos países que não comprou nenhuma dose. O BBC havia publicado quais seriam as possíveis consequências da chegada das variantes da doença no país mais pobre da América Latina e que conta com quase 500 mortos. Em suma, a população é de quase 14 milhões. 

Dificuldade econômica no Haiti

- Continua Depois da Publicidade -

O Haiti sentiu algumas dificuldades para investir nas proteções contra a Covid-19 por causa do terremoto que chegou ao país no ano de 2010 e que causou fortes prejuízos. Como tentativa de se proteger contra a Covid-19, fecharam as fronteiras por mais de duas semanas, mas logo depois voltaram à normalidade. 

O Haiti conta com mais de 1,6 milhões de pessoas desabrigadas e são as mais propensas a sofrer com a Covid-19. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui