30.2 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarHipertensão: o que é, tratamento e sintomas

Hipertensão: o que é, tratamento e sintomas

A Hipertensão, ou “pressão alta”, ocorre quando a pressão exercida pelo sangue nas paredes dos vasos, veias e artérias é considerada anormal ou exagerada.

Valores abaixo de 14 : 9 são considerados normais. No entanto, quando esse valor é atingido (ou ultrapassado), o organismo poderá reagir de forma violentíssima, na maioria das vezes por meio de distúrbios cardiovasculares, em especial a diminuição do envio de oxigênio para as artérias, o que faz o músculo sofrer e o organismo responder com episódios de tonturas, náuseas, dores de cabeça, desmaios, AVCs (o popular derrame), e até mesmo com um infarto.

Outros transtornos bastante comuns provocados por um quadro de hipertensão é a baixa oxigenação do cérebro, o que pode levar a danos nos sistemas neuronais; distúrbios renais, devido à perda da sua capacidade de filtrar o sangue corretamente; visão embaçada, por conta da deficiência de irrigação da retina, entre vários outros.

Como prevenir e tratar a hipertensão

A hipertensão, apesar do seu forte caráter hereditário (1/3 dos filhos de hipertensos podem desenvolver a doença), também é o resultado de fatores étnicos (negros e asiáticos são mais propensos), estresse, menopausa, tabagismo, sedentarismo, consumo excessivo de sal, idade (os acima de 60 anos são mais propensos), entre outros fatores.

- Continua Depois da Publicidade -

E para prevenir a doença, é necessário adotar um estilo de vida saudável, que envolva o hábito de realizar caminhadas, o aumento do consumo de vitaminas do complexo B (que promovem um relaxamento das paredes das artérias), incremento de frutas e legumes às refeições, além de visitas regulares a um bom especialista.

Por ser uma doença silenciosa, o diagnóstico da hipertensão é feito por meio de uma medição semestral da pressão sanguínea. E em caso positivo, o tratamento deverá ser levado a cabo a partir de simples mudanças nos hábitos de vida ou com o uso de medicamentos anti-hipertensivos, de acordo com as características de cada caso e com o diagnóstico produzido.

Leia mais: Dores nas costas: o que pode ser e como tratar

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui