30.2 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarIvermectina: O que é efeitos colaterais

Ivermectina: O que é efeitos colaterais

A Ivermectina é um remédio indicado para atacar parasitas, removendo-os do organismo. É um medicamento que precisa ser indicado por um médico, principalmente para tratar elefantíase, oncocerose, ascaridíase, pediculose, escabiose, entre outros.

O remédio pode ser usado por crianças de mais de 5 anos de idade e adultos, e embora possa ser encontrado em farmácias, é preciso consultar um médico para saber qual o tipo de agente é preciso atacar e então acatar a sua recomendação para o tratamento.

ivermectina
Ivermectina

Para que serve a ivermectina?

O medicamento é um antiparasitário, ou seja, ele serve para atacar e tratar doenças causadas por parasitas. Podendo ser elas:

  • Pediculose: infestação de piolhos;
  • Escabiose: também conhecido como sarna;
  • Filariose: elefantíase;
  • Ascaridíase: infecção causada pelo parasita Ascaris lumbricoides;
  • Oncocercose: a famosa cegueira dos rios;
  • Estrongiloidíase intestinal.

Efeitos colaterais

- Continua Depois da Publicidade -

É importante ressaltar que o uso indevido a ivermectina pode causar efeitos colaterais, assim como seu uso em excesso. Os efeitos colaterais podem ser cansaço, diarreia, dor em excesso na barriga, prisão de ventre, vômitos, perda de peso e em casos mais graves, urticárias, vertigens, tremores, tonturas e sonolência.

Leia mais: Psoríase: o que é características e sintomas

Ivermectina causa hepatite medicamentosa?

Embora esse não seja um dos efeitos colaterais descritos na bula do remédio. A ivermectina pode aumentar a presença de enzimas hepáticas no sangue e por isso, é um medicamento que precisa ser tomado com cautela.

A ivermectina deve ser usada em casos agudos e para tratamentos curtos, já que seus estudos durante o desenvolvimento do medicamento, não estudou testes em organismos com doses dos componentes por longos períodos. Ainda assim, o uso prolongado desse medicamento, assim como qualquer outro, pode causar problemas maiores no fígado, e a hepatite medicamentosa.

- Continua Depois da Publicidade -

Assim como o seu contra a Covid-19, que tem se discutido muito, mesmo sendo um remédio antiparasitário, ele também tem ação antiviral, já que é usado contra febre amarela, dengue e Zika. Embora alguns estudos tenham sido feitos, eles não foram o suficiente para comprovar a eficácia do medicamento em seres humanos, contra o coronavírus.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui