A lichia é um fruto de tom vermelho, casca levemente rugosa, um aspecto gelatinoso e meio esbranquiçado no interior, e que em muito assemelha-se ao rambutão. Ela adquiriu inúmeros apreciadores devido aos seus altos níveis de vitamina B e C, além de magnésio, potássio, cobre, entre outros minerais indispensáveis no dia a dia.
O fruto tem origem chinesa, é considerado um emagrecedor natural, além de oferecer inúmeros outros benefícios, como esses que veremos ao longo desse artigo.
1. Um emagrecedor natural
Uma das razões para que a lichia, ou Litchi chinensis, seja atualmente tão apreciada, está no fato de ela ser um daqueles emagrecedores naturais, muito por conta da presença de cianidina em sua composição, que contribui para regular as enzimas destruidoras de gorduras.
2. Combate o “colesterol ruim”
Aqui o que acontece é que as proantocianidinas presentes na lichia também contribuem para a redução dos níveis de LDL (o “mau colesterol”); sem contar o fato de aumentar o HDL (o “bom colesterol”); e assim equilibrar essa produção de forma adequada no organismo.
3. Melhora a aparência
A lichia melhora a aparência por ser uma exuberante fonte de vitamina C – um dos melhores antioxidantes da natureza – que, entre outras coisas, aumenta a produção de colágeno, protege a pele dos raios UV e as células da oxigenação.
4. Fortalece os cabelos
Folículos fortalecidos e poros desobstruídos são apenas alguns dos benefícios da abundância de vitaminas do complexo B na lichia. Isso sem contar um estudo publicado pela revista Archives of Pharmacal Research, que revela como o cobre estimula o crescimento dos cabelos.
5. É um anti-inflamatório natural
Por fim, sabemos agora que a lichia também é uma abundância de flavonoides, vitamina E e polifenois. E estes, de acordo com um estudo publicado pela revista aberta PloS One, estão entre os melhores anti-inflamatórios naturais que existem.