21.8 C
Brasil
domingo, 23 janeiro 2022
HomeSaúde & Bem EstarMaionese com ovo cru: aprenda a fazer sem desandar

Maionese com ovo cru: aprenda a fazer sem desandar

A maionese de ovo cru pode ser uma das receitas mais difíceis de se fazer em um domingo em família: muitas vezes, é comum que ela desande e que algo dê errado durante o processo de emulsificação. Neste artigo, separamos algumas dicas para quem deseja fazer todos os processos sem errar em nada. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre essa delícia. Separamos duas receitas: uma somente com ovo cru e uma com ovo cru e cozido. 

Maionese de ovo cru – ingredientes

  • 1 ovo cozido 
  • 1 ovo cru
  •  500 ml de azeite
  • 15 ml de vinagre
  • sal

O primeiro passo é esmagar o ovo cozido e misturar com o ovo cru para que forme uma leve pastinha. Depois disso, é necessário ir adicionando o azeite aos poucos e ir mexendo para formar consistência. Neste processo, é importante se certificar que a sua louça não esteja molhada porque isso pode prejudicar o processo químico – principalmente se estiver fazendo em um liquidificador. 

O último passo é adicionar o sal e o vinagre aos poucos enquanto mexe. Adicionar tudo de uma vez pode fazer com que a maionese fique aguada e você não consiga incorporar de novo – mesmo que adicione mais óleo. 

Maionese somente com ovo cru

Para quem preferir, também existe a alternativa de fazer uma maionese somente com o ovo cru sem ter que cozinhar antes: 

Bata o ovo com o sal e depois adicione o óleo, vá mexendo e adicionando em fios até que incorpore bastante. Adicione mais óleo somente depois que a parte que já foi adicionada tenha se emulsificado. Logo, você garante que a receita não irá desandar. 

Neste caso, também é essencial que você se certifique que a louça não está molhada. O sal pode ajudar no processo, portanto, o adicione já no começo.

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui