26.8 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarMal de Parkinson: Quais os fatores de risco e a progressão da...

Mal de Parkinson: Quais os fatores de risco e a progressão da doença?

O mal de Parkinson é uma doença que afeta o sistema nervoso central e dificulta a capacidade do cérebro de manter o controle sobre os próprios movimentos. Ela possui esse nome, devido ao médico que a descreveu, Dr. James Parkinson.

O número de pacientes que mais é afetado pelo mal de Parkinson, são pessoas mais velhas, embora ela também possa se desenvolver em pacientes com menos de 40 anos, em casos raros.

Fatores de risco que causal o mal de Parkinson

Em casos de mal de Parkinson, os sintomas da doença podem afetar cerca de 80% dos neurônios que vão sendo destruídos. Ainda não se sabe ao certo o porque e o que causa essa destruição, mas por ser considerada uma doença idiopática, que não possui causas definidas, existem fatores de risco que podem facilitar o aparecimento da doença, são eles:

  • Traumas no crânio: de forma repetitiva ou isolada, lutadores estão mais aptos a desenvolver a doença devido a lesões nos neurônios com as pancadas que recebem;
  • Sexo masculino: o mal de Parkinson afeta mais os homens;
  • Idade: e uma doença típica de pessoas mais velhas, que se inicia normalmente aos 60 anos de idade.
  • Substâncias químicas: o uso excessivo ou o contato com agrotóxicos, entre outras substâncias também podem causar lesões neurológicas que podem acentuar as chances de desenvolver a doença;
  • Histórico familiar: quem tem o gene da doença também possui grandes chances de desenvolvê-la.

Leia mais: Dor: Entenda o que esse mal pode causar

Progressão da doença

O mal de Parkinson pode apresentar complicações no quadro, que acontecem principalmente como demência, incapacidade física, dificuldade de respiração, quedas, pneumonia, além de outras complicações que podem ser mais avançadas, podendo levar o paciente ao óbito. Na grande maioria das vezes a progressão da doença acontece conforma a própria idade do paciente vai avançando e com isso, o problema vai se agravando, até que o paciente perca a qualidade de vida.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui