22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Saúde & Bem Estar Covid 19: Médicos aplicam 'protocolo' e escolhem pacientes que terão leitos

Covid 19: Médicos aplicam ‘protocolo’ e escolhem pacientes que terão leitos

Diante do colapso da saúde de Santa Catarina perante a crise da Covid 19, os médicos informaram que estão tendo que escolher aqueles que terão leitos de UTI. Um dos critérios é ter condições para sobreviver e, aqueles que “estão na pior” não terão tanta preferência. Isso ocorre porque muitos hospitais já estão sofrendo com  falta de verbas e insumos. Alguns sequer possuem oxigênio e há mais de 440 pessoas em filas para a UTI, há apenas 9 vagas sobrando. 

O estado possui mais de 700 mil pessoas que foram diagnosticadas com a doença juntamente com a marca de 9 mil mortes. O governador, Carlos Moisés tentou impor limites e isolamentos mas que funcionam somente nos fins de semana: em dias normais de segunda a sexta o comércio funciona tranquilamente e só fecha sábado e domingo. Em apenas um dia no fim de semana é possível encontrar mais de 17 festas clandestinas na cidade de Brusque. 

Quais as recomendações para a Covid 19?

As recomendações são dadas pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) de Santa Catarina e indicam que os profissionais escolhem aqueles pacientes que possuem mais condições de vida. Em Brusque, Santa Catarina, a Azambuja que é o principal hospital público, estava há dois meses sem oferecer o salário para os funcionários e muitos se queixavam pela falta de material.

A situação deve ficar ainda mais delicada com a aprovação da PEC Emergencial que prevê uma série de cortes em relação à saúde. O fim das despesas ocorre para que possam oferecer uma nova leva do auxílio emergencial em 4 parcelas de R$ 250, totalizando assim, a faixa de R$ 1000. 

Alguns familiares dos pacientes argumentaram que não há igualdade nesta escolha e aqueles que possuem melhores condições poderão sobreviver enquanto outros ficam para morrer. As informações pertencem ao NCS

Leia mais:

 

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui