14.5 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarMelasma: o que é, tratamento e características

Melasma: o que é, tratamento e características

O Melasma é uma mancha escurecida que geralmente surge na pele do rosto, braços e entre o pescoço e os ombros. O distúrbio pode afetar homens ou mulheres (especialmente as mulheres em idade fértil), e ainda possui variações, como os Melasmas mistos (que atingem a derme e a epiderme, em algumas regiões), Melasmas epidérmicos (mais intensos na epiderme), Melasmas dérmicos (acumulam-se em regiões mais profundas da pele), entre outros.

Dentre as principais causas da sua ocorrência, podemos destacar a exposição excessiva aos raios solares (a principal causa), uso de alguns medicamentos, predisposição genética, uso de contraceptivos, desequilíbrios hormonais, entre outras fatores menos importantes.

No entanto, sabe-se que as mulheres são as mais afetadas pelo distúrbio, totalizando cerca de 90% dos casos, o que reforça as suspeitas de que os transtornos hormonais talvez sejam as suas principais causas.

Melasma: Sintomas e tratamento

Dentre os principais sintomas do Melasma, podemos destacar o escurecimento da região afetada pelo distúrbio na forma de machas com formatos simétricos. Isso geralmente ocorre com maior intensidade na região da face, na maioria das vezes oscilando entre um tom bronzeado e castanho-escuro, a depender do tom da pele.

- Continua Depois da Publicidade -

O distúrbio não caracteriza-se por ser de alta gravidade, e nem mesmo cancerígeno, porém, caso identifique o seu aparecimento, o recomendado é procurar de imediato um dermatologista, que irá fazer perguntas como: Já apresentou esse transtorno alguma vez? As manchas surgiram há quanto tempo? Está tomando algum tipo de medicamento? Qual o seu nível de exposição diária aos raios solares?

Caso seja confirmado o diagnóstico de um Melasma, o tratamento deverá ser feito por meio do uso de um bom protetor solar, cremes clareadores, peelings, raios lasers, Terapia Transepidérmica, alguns medicamentos (como o ácido tranexâmico), entre outras intervenções que somente um profissional especializado será capaz de prescrever de forma adequada.

Leia mais: Brasil chega a 257,562 mortes pela Covid 19 e bate recorde semanal

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui