19.5 C
Brasil
terça-feira, 18 maio 2021
Home Saúde & Bem Estar Menstruação na gravidez: Ela realmente ocorre?

Menstruação na gravidez: Ela realmente ocorre?

Não é comum ocorrer menstruação na gravidez. Ela é um processo biológico natural que só ocorre quando o óvulo alojado nas trompas de falópio não é fecundado.  Quando essa fecundação não ocorre, toda a preparação do útero deverá ser desfeita, o que acontece na forma de uma descamação com consequente eliminação de sangue e do óvulo não fecundado.

Logo, esse sangue que surge em um período de gravidez pode ser o sintoma de algum transtorno uterino, e por isso mesmo deve ser observado por um ginecologista ou obstetra a fim de que se evite problemas, como a má formação do bebê e o comprometimento da saúde da mulher.

Dentre as principais causas desse sangramento durante a gravidez, podemos destacar um possível descolamento da placenta, gravidez ectópica (quando o feto penetra em um local inadequado), princípio de aborto, inflamação uterina, começo do trabalho de parto, placenta prévia, entre outras situações que devem ser observadas por um bom especialista.

O que se deve fazer nos casos de uma falsa menstruação na gravidez?

À parte esses transtornos que podem simular uma menstruação durante a gravidez, também é possível que esse fenômeno ocorra como um processo natural das primeiras duas semanas de gestação. 

O sangue desses primeiros dias apresenta um aspecto menos concentrado, pode ser acompanhado por cólicas menstruais; e como muitas vezes a mulher não sabe que está grávida, acaba achando que está menstruando.

A principal recomendação para esses casos é o repouso. Assim que perceber qualquer sangramento durante a fase da gravidez, o que a mulher deverá fazer é evitar qualquer tipo de esforço físico e procurar de imediato um especialista.

Ao ser atendida, o profissional irá proceder a exames de ultrassom e a outros que sejam capazes de identificar a verdadeira causa do problema. Sempre lembrando que esse é um transtorno aparentemente simples, mas que, negligenciado, pode até mesmo colocar a gestação e a saúde da mulher em risco.

Leia mais: Orgasmo feminino: quais são os tipos e características?

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui