25.1 C
Brasil
terça-feira, 27 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarMinistério da Saúde distribui máscaras inadequadas aos profissionais da área

Ministério da Saúde distribui máscaras inadequadas aos profissionais da área

O modelo de KN95, segundo especialistas, não é recomendada para quem trabalha nas linhas de frente em ala hospitalar. Mesmo assim, o Ministério da Saúde distribuiu essas máscaras inadequadas para que os funcionários e profissionais usassem em seu trabalho diário.

No combate contra o coronavírus o uso de máscaras é fundamental, além de fazer parte do equipamento de segurança de quem trabalha em hospitais e também na linha de frente. O novo modelo distribuído pelo governo, é o modelo chinês do tipo KN95, são diferentes do modelo N95 que é o mais recomendado para quem trabalha com pacientes contaminados pelo vírus.

O que diz a Anvisa?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um documento foi elaborado em janeiro já indicando que a KN95 estava entre os modelos de máscaras inadequadas que não deviam ser usadas em ambiente hospitalar. Mesmo assim o Ministério da Saúde comprou e distribuiu esse modelo e depois de questionado, afirmou que não iria substituir.

Em alguns estados do país se recusaram a usar os equipamentos assim que eles chegaram, com a justificativa de que o equipamento não é ideal para as funções. Além disso, o material foi entregue por uma empresa que tinha como representante um executivo que também trabalha com relógios de luxo. O responsável por assinar a compra das máscaras com o governo.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: Mortes de Covid 19 chegam a quase 2,5 milhões em escala mundial

Declaração da Anvisa sobre as máscaras inadequadas

Segundo a sua primeira declaração alegando que as máscaras inadequadas não devem ser usadas em ambiente hospitalar, foi levada ao Ministério da Saúde em fevereiro, e por isso, o órgão instaurou um novo inquérito para investigar os motivos disso ter acontecido.

No meio do ano passado, a empresa já tinha interditado o uso desse equipamento, assim como o FDA nos Estados Unidos. Ambos os países e suas respectivas instituições alegaram que era para suspender o uso dessa máscara por não ser eficaz para filtrar o ar, e agora, é preciso aguardar a manifestação por parte do Governo Federal.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui