26.8 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarO que é Hérnia de disco e por que ela acontece?

O que é Hérnia de disco e por que ela acontece?

Os médicos especialistas usam o termo Hérnia de disco para determinar uma doença que afeta a região da coluna. A Hérnia é usada para caracterizar o deslocamento de um órgão ou tecido que aparece em outro local, onde ele não pertence. Quando isso acontece na coluna, o disco perde a capacidade de se movimentar de maneira correta.

A hérnia de disco afeta principalmente a região da coluna impedindo que os movimentos possam ser feitos de modo normal, então o anel fibroso que fica localizado entre as vértebras pode se romper e o núcleo do anel sair para fora. Quando isso acontece, pode causar uma pequena protuberância na região, que causa dor devido a pressão das estruturas de nervos que possuem ali perto.

Por que a hérnia de disco acontece?

O processo todo acontece por uma reação inflamatória, o que para a grande maioria das pessoas desencadeia muita dor na região. Porém a hérnia disco é mais comum do que se imagina e uma das causas pode estar associado ao próprio envelhecimento. De uma maneira geral, os discos possuem uma certa elasticidade que com o passar do tempo vai perdendo essa característica e não retorna mais ao tamanho natural.

Depois de muitos anos e talvez a capacidade da estrutura do disco de reter líquido, de se manter elástica vai diminuindo e então a hérnia de disco pode aparecer. Não são todas essas estruturas que vão sofrer essa degeneração, mas o quadro pode aparecer em algumas delas de acordo com especialistas.  Além do próprio desgaste com o tempo, a hérnia também pode aparecer devido a outros problemas, como por exemplo:

  • Doenças causadas no tecido conjuntivo;
  • Genética;
  • Traumas como impactos muito fortes ou quedas;
  • Doenças congênitas;
  • Problemas mecânicos.

Leia mais: Hérnia de disco: Principais sintomas e como tratar

Ao sentir qualquer sintoma ou desconforto na região da coluna e suspeitar que possa ser uma hérnia de disco, procure um médico especialista para ter um diagnóstico e dar início ao tratamento.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui