28.8 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomeSaúde & Bem EstarParkinson: o que é, tratamento e sintomas

Parkinson: o que é, tratamento e sintomas

O Mal de Parkinson, ou Doença de Parkinson, ocorre em razão da degeneração do Sistema Nervo Central (SNC) por conta da acentuada diminuição da produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre outras coisas, cria as condições para a troca de mensagens entre as células nervosas.

Um indivíduo acometido de Parkinson geralmente apresenta sintomas como: rigidez dos músculos, tremores em boa parte do corpo, lentidão dos movimentos, dor muscular, constipação, dificuldades para acelerar os passos, entre outros sintomas não tão comuns e frequentes.

Apesar disso, sabe-se que alguns deles passam por essa degeneração sem apresentar quaisquer sintomas, o que torna os exames de rotina a forma mais eficaz de manter-se livre da sombra negra desse transtorno.

Outra coisa importante a saber sobre o Mal de Parkinson é que ele não é o que poderíamos chamar de uma “doença de velhos”, já que hoje sabemos que pelo menos 15% das pessoas acometidas da doença sequer chegaram aos 40 anos.

Parkinson: Causas e tratamento

- Continua Depois da Publicidade -

As causas do Mal de Parkinson ainda não são suficientemente esclarecidas. O que se sabe apenas é que uma alimentação muito rica em cafeína e açúcar pode contribuir para essa diminuição gradual da produção de dopamina no cérebro, além de uma predisposição genética, danos aos receptores do cérebro, histórico de depressão, sedentarismo, entre outros fatores.

O diagnóstico do Mal de Parkinson deve ser feito por um profissional em neurologia, que poderá lançar mão de exames de imagem, tomografia computadorizada, eletroencefalograma, ressonância magnética, entre outros exames que eliminem outras possíveis causas.

Lembrando sempre que o Mal de Parkinson não tem cura, por isso os tratamentos funcionam apenas no sentido de ajudar o indivíduo a viver uma vida o mais normal possível, a partir da administração de medicamentos, tratamentos com fisioterapia, cirurgias, entre outras prescrições de acordo com cada caso.

Leia mais: Benefícios da caminhada: confira quais são eles

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui