36.3 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarPesquisa da Fiocruz desenvolve método para monitorar variantes da Covid-19

Pesquisa da Fiocruz desenvolve método para monitorar variantes da Covid-19

Mostrando os resultados em apenas 5 dias, um novo método para monitorar variantes da Covid-19, criado por cientistas da Fiocruz agora terá resultados mais rápidos, mais baratos e de forma simples para ajudar a combater o coronavírus. A técnica foi criada seguindo o sequenciamento genético de Sanger, que se trata de uma forma de agilizar o processo fazendo a leitura de apenas um fragmento do DNA do vírus.

O estudo está disponível para pesquisadores, já que foi publicado em uma plataforma científica internacional para que os gestores de saúde consigam ter acesso, e os dados são compartilhados para auxiliar no combate a pandemia. Os últimos momentos foram inéditos dentro da ciência, já que em menos de 24 horas depois de obter dados dentro do laboratório, já poder compartilhar isso com os gestores da área da saúde.

Método para monitorar variantes

A produção e o compartilhamento dos dados foi uma decisão tomada pela equipe, que usa o método para monitorar variantes da covid-19, usando apenas um fragmento específico do genoma do vírus. Principalmente a parte onde as mutações costumam acontecer. É como se fosse uma forma resumida de avaliar todo um DNA, indo apenas onde está o problema mais importante.

Leia mais: Cientista diz que variante britânica do coronavírus varrerá o mundo

- Continua Depois da Publicidade -

A Spike, onde se encontra a espícula, que é a parte do vírus responsável por acoplar e se ligar a outras células, é o local onde as mutações acontecem com maior frequência, onde as mudanças estão, e usando esse método para monitorar variantes, fica mais fácil focar só nessas partes do vírus.

Com esse resumo de informações e método avaliativo de vírus que sofreram mutações, os resultados saem mais rápidos. Em apenas 5 dias úteis, é possível avaliar se o vírus detectado é uma variante ou não, enquanto que o sequenciamento completo do vírus levaria em torno de 20 dias úteis.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui