17.4 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarPílula do dia seguinte: O que é e como tomar

Pílula do dia seguinte: O que é e como tomar

A chamada “pílula do dia seguinte” é um recurso que consiste em um contraceptivo, geralmente à base de ulipristal ou levonorgestrel, e que consegue atrasar ou evitar a ovulação.

É um contraceptivo emergencial, que pode ser administrado até 4 ou 5 dias após uma relação sexual e que ainda traz como vantagem o preço, já que pode ser adquirido em farmácias por não mais do que R$8,00 ou R$9,00.

O seu método de ação, como dissemos, se dá pela inibição ou atraso da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, o que evita a formação do zigoto e, consequentemente, a sua acomodação no útero para posterior desenvolvimento.

Mas é importante também ter em mente que a pílula do dia seguinte nenhum efeito pode produzir sobre um óvulo fecundado; a pílula só retarda a entrada do espermatozoide; e por isso mesmo não há como obter um efeito abortivo com o seu uso.

Mas como tomar a pílula do dia seguinte?

- Continua Depois da Publicidade -

A pílula do dia seguinte deve ser tomada no caso de uma relação praticada sem outro método contraceptivo.  Ela geralmente é indicada para mulheres que não utilizam-se de outros métodos, como o preservativo, DIU, pílulas anticoncepcionais, diafragma, entre outros.

Para a obtenção do efeito esperado, o recomendado é seguir o que prescreve a embalagem. Porém, de um modo geral, basta tomar 1 ou 2 comprimidos em dose única, com água ou alimentos, imediatamente após a relação.

Já no que diz respeito aos seus efeitos colaterais, sabe-se que os mais comuns são: enjoos, náuseas, dores de cabeça e fraqueza muscular. Mas também existem sintomas menos comuns, como diarreia, dores nas mamas, atraso na menstruação, sangramento vaginal, entre outras ocorrências com pouca gravidade.

Além disso, a pílula do dia seguinte, se tomada nas primeiras 12 horas após uma relação, possui uma eficácia entre 94% e 96%; porém vai perdendo esse poder de ação quanto mais demorada for a sua administração.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui