21.3 C
Brasil
sábado, 22 janeiro 2022
HomeSaúde & Bem EstarPor que algumas pessoas precisam dormir após o almoço?

Por que algumas pessoas precisam dormir após o almoço?

A grande maioria das pessoas gostaria de poder tirar um bom cochilo após o almoço, não é? Mas para algumas isso não é apenas um desejo, mas uma necessidade. Neste artigo explicaremos por que algumas pessoas precisam dormir após o almoço e o que acontece em nosso corpo quando isso acontece.

Por que sentimos tanto sono após o almoço?

Depois de terminarmos esta refeição, quase sempre sentimos uma letargia e uma grande vontade de dormir. Isso acontece porque nosso corpo está em processo de digestão, ou seja, nosso organismo está trabalhando intensamente no processamento daquele alimento, para absorver tudo o que há de bom nele e nos dar a sensação de saciedade. 

Por que algumas pessoas precisam dormir após o almoço?

Enquanto tudo isso acontece, nosso sangue se concentra em nosso estômago para auxiliar nesse trabalho, e nosso corpo se sente enfraquecido, afinal todas as atenções estão voltadas para a digestão dos alimentos. E é nesse momento que sentimos um desejo enorme de dormir.

Portanto, sentir após o almoço não é sinônimo de preguiça ou pretexto para descansar, é um fenômeno natural do corpo humano que precisa ser entendido e respeitado sempre que possível.

Soneca obrigatória após o almoço

Na Espanha, inclusive, alguns estabelecimentos fecham depois do horário de almoço para que os funcionários possam dormir por alguns minutos, pois para eles, trabalhar sob os efeitos da digestão faz com que o rendimento seja insatisfatório. E este período de soneca é chamado de siesta, graças à tradição romana de descansar na sexta hora do dia. As pausas acontecem diariamente das 14h até as 17h, quando retornam as atividades e permanecem trabalhando, em média, até as 21h.  Quem dera a siesta se tornasse universal, não é?!

É claro que poder aproveitar este tempo para tirar uma boa soneca pode ser maravilhoso, mas por se tratar de um período longo, muitos espanhóis utilizam este tempo para resolver algumas coisas, como ir à academia, cozinhar suas refeições futuras, pagar contas, ir a consultas médicas, entre outras atividades, o que não deixa de ser muito válido e interessante.

Em muitas escolas o horário da soneca também é estabelecido após o almoço, pois as crianças conseguem absorver com maior aproveitamento o conteúdo quando estão descansadas do que imediatamente após o almoço.

Dormir depois do almoço causa pesadelos?

Algumas crenças antigas dizem que dormir de barriga cheia pode fazer com que a pessoa tenha pesadelos. Estes sonhos desagradáveis podem realmente acontecer, e parecerem sem sentido ou explicação. Para isso é possível consultar a Lapsiche, e descobrir o significado dos sonhos e entendê-los mais amplamente.

E por que algumas pessoas precisam dormir após o almoço? Algumas pessoas, sobretudo, não resistem a essa letargia causada pelo processo de digestão e se vêem obrigadas a sucumbir a ela. Então, dedicam alguns minutos após o almoço a esse descanso, pois fazer qualquer coisa neste período pode lhes parecer insuportável e revelar um rendimento muito abaixo do esperado.

Pense na forma como você se sente após o almoço e se, para você, seria necessário poder descansar depois dessa refeição. Talvez você seja uma das pessoas que não consegue permanecer acordado e com a concentração e produtividade em alta. 

Por que algumas pessoas precisam dormir após o almoço? Dormir após o almoço faz bem à saúde

Parte dos especialistas na qualidade do sono dizem que dormir de 20 a 25 minutos auxilia na concentração e na memória. O objetivo deste pequeno cochilo é liberar espaço de armazenamento em nosso cérebro para a fixação de novos conhecimentos, além de aumentar a disposição e diminuir o cansaço físico e mental. Dormir após o almoço pode ainda otimizar o desempenho cognitivo.

Além disso, dormir após o almoço ainda ajuda a reduzir o estresse e repor as energias, principalmente quando a noite de sono não foi muito boa ou quando ainda será preciso permanecer acordado por muitas horas por conta do trabalho ou de outras responsabilidades. Não há contra indicações com relação a uma soneca depois do almoço.

Mas lembre-se: uma soneca significa um curto período. Não vá se empolgar e dormir por horas. Isso pode afetar seu desempenho e ainda prejudicar a sua saúde.

Porém, quando a necessidade de dormir após o almoço for muito intensa e recorrente, recomenda-se procurar aconselhamento médico para identificar algum problema de saúde que precise de tratamento específico.

Deitar depois das refeições pode fazer mal?

Este é um mito que ouvimos praticamente a vida toda. Os médicos dizem que deitar-se logo após uma refeição pode, ao contrário do que se imagina, ser benéfico para o corpo, pois pode acelerar o processo de digestão e fazer com que o corpo recupere suas forças mais rapidamente, já que o organismo precisará concentrar-se no processo digestório por menos tempo.

Esta é uma explicação plausível de por que algumas pessoas precisam dormir após o almoço. Esperamos que tenha sido útil e que tenha te auxiliado a entender esse fenômeno do corpo humano.

Redação MDDhttps://manchetesdodia.com/
As principais notícias levantadas pela redação geral do Manchetes do Dia

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui