28.1 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarPrincipais problemas de saúde que se desenvolvem no trabalho

Principais problemas de saúde que se desenvolvem no trabalho

Existem alguns problemas de saúde que são desenvolvidos dentro do ambiente de trabalho, principalmente aqueles ambientes que exigem mais do funcionário, ou quando se trata de uma atividade mais intensa.  Ao relacionar o desempenho do trabalho com a atividade profissional, o trabalhador pode direitos, incluindo o de segurança do trabalho, ou sobre acidentes.

Um direito instituído ao trabalhador atualmente e garantido pelas Leis Trabalhistas, é o direito de se afastar por doença ocupacional, quando o trabalhador possui vínculo empregatício. Para saber quais são os maiores problemas causados dentro do ambiente de trabalho, continue lendo.

Lista dos problemas de saúde

Veja abaixo uma lista com os principais problemas de saúde causado pelos ambientes de trabalho, sejam pelo movimento repetitivo ou pelo uso em excesso de substâncias químicas, além de lesões e acidentes:

  • Antracnose (lesão pulmonar);
  • Bissinose (doença da poeira);
  • Surdez (que pode ser temporária ou definitiva);
  • LER (Lesão por Esforço Repetitivo);
  • Câncer de pele;
  • Catarata;
  • Siderose (inalação de microscópicas partículas de ferro);
  • Doenças psicossociais;
  • Doenças por função (que podem ser várias dependendo dos alimentos que podem se contaminar).

Segundo especialistas, os distúrbios e problemas de saúde que se desenvolvem ou se desencadeiam no ambiente de trabalho ou devido ao ambiente de trabalho precisam de cobrir assistência médica aos funcionários. Além de permitir e garantir o afastamento até que ele se trate completamente e sem afaste pelo tempo que precisar. A doença é o que vai definir o tempo desse afastamento, assim como o tipo de gravidade da doença e dos problemas de saúde.

As doenças do trabalho precisam ser regidas e seguradas pelos sindicados dos trabalhadores, e devem oferecer aos funcionários da empresa, formas de que eles se beneficiem.

Leia mais: Trabalhador com síndrome de burnout tem direito a licença médica

Os problemas mais comuns conhecidos pelo mercado fazem parte de uma lista que envolve inclusive os tipos mais comuns de processos trabalhistas.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui