33.6 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarQual a diferença entre cura de uma doença e remissão?

Qual a diferença entre cura de uma doença e remissão?

Quem está passando por um tratamento não vê a hora de poder dizer que está curado, e por isso, é preciso saber principalmente a diferença entre a cura de uma doença e a remissão, que indica que o tratamento ainda não acabou.

Para identificar a diferença entre é preciso entender primeiramente que a remissão é o controle da doença, o que indica que o paciente pode não ter mais os sintomas, mas ainda assim manter o diagnóstico. Enquanto que a cura de uma doença implica em cura total quando não há mais a presença do agente causador ou do que quer que seja no organismo do paciente.

Cura de uma doença x a remissão

Para ter uma ideia melhor da diferença entre essas duas coisas, basta pensar em quem possui o vírus da AIDS. Sabemos que a AIDS não tem cura, mas o paciente pode entrar em remissão da doença, o que deixaria o vírus indetectável no organismo, podendo fazer que o paciente até atinja a supressão, e não tenha mais qualquer tipo de sintoma que seja causado pela doença. A remissão pode acontecer pelos medicamentos antirretrovirais usados no tratamento da doença.

Enquanto que a cura só acontece em casos e para doenças que podem ser curadas. Nesses casos ela é determinada como curada, quando o organismo não possui mais sintomas, os agentes responsáveis por causar a doença, ou ainda o que quer que tenha causado a aflição ao paciente.

Leia mais: 5 doenças que ainda não possuem cura pela ciência

Independente de qual seja a doença, desde que não seja uma doença incurável, ela pode passar pelas duas situações, a de remissão e a de cura. A remissão acontece quando o paciente não sente mais sintomas, ou quando a doença está controlada, enquanto que a cura de uma doença só acontece depois que ela foi totalmente eliminada do organismo.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui