22.9 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Saúde & Bem Estar Recorde de mortes por Covid-19 em mais de 50% dos estados brasileiros

Recorde de mortes por Covid-19 em mais de 50% dos estados brasileiros

Os números das Secretarias de Saúde dos estados revelam que o mês de março foi recorde em número de mortes por Covid-19 durante a pandemia. Do total dos 27 estados, 14 bateram os seus próprios recordes esse mês, muito por conta do aumento de casos na 2ª onda e dificuldades para suprir as unidades com insumos.

De acordo com um consórcio de veículos de imprensa a serviço das secretarias, o sábado marcou a quebra do recorde mais recente entre os estados; dessa vez foi o Rio Grande do Norte, que contabilizou 809 mortes por coronavírus somente nesse mês de março, o que significam 26 casos a mais do que o antigo recorde do mês de julho, quando foram contabilizados 783 mortes pela doença.

Além do Rio Grande do Norte, os demais estados com recordes batidos esse mês foram: São Paulo, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Rondônia, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Acre e Paraíba. E o total de mortes, quando somados aos números dos outros estados, chega a impressionantes 56.012 mortos pela doença somente nestes 27 dias.

As razões para o aumento das mortes por Covid-19

Já são cerca de 311 mil mortes por Covid-19 só no Brasil; sem contar com as atualizações do domingo. Enquanto isso, o recorde em um só dia ocorreu na sexta-feira (26/03), quando foram registradas 3,6 mil mortes.

Dentre as principais causas desse transtorno, há que se ressaltar a dificuldade de manutenção dos insumos necessários para combater a doença, como os bloqueadores neuromusculares, sedativos e, principalmente, o oxigênio, cujo consumo aumentou mais de 300% só esse ano, segundo dados mais recentes da empresa White Martins.

Para piorar, mais um recorde foi batido na quinta-feira (25/03), quando foram contabilizados 97.586 novos casos de Covid-19 em apenas 24 horas no país; cerca de 7.000 a mais do que o que era até então considerado o recorde em casos de Covid-19 em apenas 1 dia; o que caracteriza o mês de março como sendo, surpreendentemente, o pior momento da pandemia do coronavírus desde que ela desembarcou no Brasil em março de 2020.

Leia mais:

 

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui