27.9 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarRELACIONAMENTO ABUSIVO: O que é? Como superar?

RELACIONAMENTO ABUSIVO: O que é? Como superar?

Resumidamente, um relacionamento abusivo tende a ser formado pela base do controle e dependência. O vínculo, muitas vezes, pode ser difícil de quebrar-se e os fatores disso ocorrer são os mais variados: dependência emocional e/ou financeira, medo, ameaças, conforto, carência e muitos outros. Desta forma, o auto conhecimento se torna essencial para a superação dos danos causados durante determinado período de inferioridade.

RELACIONAMENTO ABUSIVO: O que é? Como superar?

O fator preocupante é que ao questionar os entrevistados sobre vivenciarem um relacionamento abusivo ou serem abusivos, uma boa parte deles não souberam responder. É comum muitas pessoas acharem que a descrição de abuso se anula quando não há violência física: em muitos relacionamentos, a violência física tarda a aparecer e quando acontece, a vítima está tão apegada ao abusador que não consegue cortar seus vínculos:

“Na minha juventude tive vários relacionamentos abusivos. Um deles era meu amigo e nos envolvemos num relacionamento. Ele noivo mas me dizia que terminaria. Muitas histórias. Me tratava bem, carinhoso e envolvente. Resumo depois de uns 3 anos de relacionamento “sério ” soube que ele tinha um terceiro relacionamento “sério”. Me atrasei. Permaneci. Me avisou do casamento. Fundo do poço e rompi. Ele se casou com a noiva numa sexta-feira e na segunda-feira me mandou um buquê de flores vermelhas. Ficou me assediando. Muito sofrimento e revolta. Mudei de cidade pra me refazer. Sequelas emocionais.”

- Continua Depois da Publicidade -

RELACIONAMENTO ABUSIVO: O que é? Como superar?

Ele não era abusivo, só me amava demais.

Já se perguntou sobre a tênue linha que, quando ultrapassada, transforma aquele relacionamento perfeito em um relacionamento abusivo? Como funciona? Os jogos são perversos, manipulativos. São como teias de aranha, quando você percebe, já está nelas há muito tempo.

Às vezes isso, acontece de forma sutil. Outras, de forma escancarada. Há como prever? Há como evitar? Nesse segundo livro, a autora da página “99 textos sem você” coloca, em mais de cem poesias, sua verdadeira essência na batalha contra os relacionamentos abusivos. Os jogos, a manipulação, as falas e as sutilezas. É só prestar atenção, porque tudo isso estará bem à sua frente nas páginas deste livro! Quer conhecer mais a atora? Clique aqui.

RELACIONAMENTO ABUSIVO: O que é? Como superar?

Por que ele é assim no relacionamento abusivo?

- Continua Depois da Publicidade -

O estudante Emanuel Hallef estuda psicologia e hà mais de 5 anos escreve livros e textos sobre como superar um relacionamento abusivo. A libertação, a verdade nua e crua sobre aqueles que criam uma imagem diferente de seu amor. Por que continuamos insistindo em pessoas que prometem mudar e nunca retornam o que dizem? Às vezes ele é gentil, e do nada te evita, te machuca, não te responde e deixa de falar contigo. Por que ele age assim?

Você não vive mais por si mesma. Vive em função dele. Você não entende o que ele fez pra te fazer ficar tão obcecada. Você não sabe como parar de ir atrás, como não depender mais do afeto e da atenção que ele te dar, mesmo sendo tão pouco. No fim, é sempre o mesmo.”

“Você sente vergonha, nojo de si mesma, todas às vezes que ele te ignora e finge que você não existe. Fere a tua dignidade. E então, você se culpa. Culpa o seu corpo, cada parte dele. Culpa pessoas que não tem nada a ver com a história de vocês. Culpa a si mesma, por ser quem é.”

“Você está cansada desse ciclo. Cansada de não ser uma opção pra ele e mesmo assim continuar insistindo em algo em vão. Mas na sua cabeça, não tem o que fazer. Você está ligada a ele. É caso perdido. Você o ama e acha que vai viver presa a ele para sempre, e que nunca conseguirá uma pessoa que te ame verdadeiramente.”

- Continua Depois da Publicidade -

Observação: os relatos foram retirados da pesquisa realizada com a agência Visão Confiável, antiga Rabisco da História, em parceria com o Brasil 123.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui