20.1 C
Brasil
sábado, 8 maio 2021
Home Saúde & Bem Estar Ricos e pobres têm tratamentos diferentes durante a vacinação contra a Covid-19,...

Ricos e pobres têm tratamentos diferentes durante a vacinação contra a Covid-19, diz especialistas

A OMS (organização Mundial da Saúde) havia recomendado um “plano de 100 dias”, a partir do início de 2021, com o objetivo de que, ao final desse prazo, 220 territórios já sinalizassem o início da vacinação contra a Covid-19.  Só que, de acordo com a organização, 14 destes territórios não apresentaram qualquer sinal de que irão iniciar o esquema nos próximos meses.

Segundo o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, algumas regiões sequer possuem estrutura para iniciar a vacinação, outras sinalizam o começo apenas para os próximos meses, enquanto as demais possuem alguma estrutura mas ainda não fizeram nenhum pedido de doses e insumos.

As diferenças durante a vacinação contra a Covid-19

Mas não foram apenas essas falhas que chamaram a atenção da OMS. Também chama bastante a atenção o fato de que, até o presente momento, apenas 0,2% dos países e territórios subdesenvolvidos foram beneficiados com as mais de 700 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 até agora aplicadas, enquanto cerca de 87% dos países mais desenvolvidos já foram beneficiados.

Na opinião do diretor-geral da OMS, trata-se de uma “desigualdade que causa escândalo”, já que apenas 1 em cada 500 indivíduos de regiões pobres do planeta está sendo imunizado contra o vírus, enquanto nos países mais desenvolvidos essa proporção fica na casa de 1 para cada 4 cidadãos.

Dentre as principais causas desse transtorno, a OMS aponta os acordos bilaterais para a distribuição de vacinas, muitas vezes fechados com um caráter ideológico, e que acaba resultando numa política baseada em diplomacias até mesmo para a importação de doses.

E para conter esse tipo de iniciativa, a solução, segundo o diretor-geral, é redobrar os esforços para a produção e fornecimento de vacinas, estimular a doação de doses, expandir a produção mundial, entre outras estratégias tão ou mais importantes quanto as que estão sendo atualmente implementadas.

Leia mais:

Fonte da agência europeia confirma vínculo entre AstraZeneca e trombose

 

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui