28.8 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomeSaúde & Bem EstarRNA e DNA: Quais as diferenças e características principais?

RNA e DNA: Quais as diferenças e características principais?

RNA e DNA fazem parte das informações genéticas presente nos seres vivos. São ácidos nucleicos que compõem estrutura e possuem funções de armazenamento. Cada um possui uma função e características diferentes, mas ambos são importantes.

O RNA atua com a produção de proteínas, que são divididas em nucleotídeos menores. Essa unidade é responsável por formar componentes essenciais que são a base nitrogenada, o fosfato e a pentose. Essa última que se encontra no DNA, também chamada de desoxirribose.

RNA e DNA
RNA e DNA

Principais diferenças entre RNA e DNA

As principais diferenças podem ser definidas por suas funções diferentes. Embora o RNA e DNA possuem função de transportar, armazenar informações genéticas, existem diferenças estruturais em suas composições.

O RNA

- Continua Depois da Publicidade -

O RNA é um polímero que possui fita que ligam ribonucleotídeos que sejam covalentes. Ele é o elemento que fica entre o DNA e a produção das proteínas. Isso significa que o DNA precisa se reestruturar para formar um RNA que é o responsável por codificar e fabricar as proteínas.

A estrutura do RNA e DNA são diferentes, mas o RNA é formado de:

  • Bases púricas e primídicas: adenina (A), guanina (G), citosina (c) e uracila (U);
  • E os ribonucleotídeos: que são as riboses, as bases nitrogenadas e o fosfato.

As principais funções do RNA é a formação dos ribossomos que auxilia na ligação dos aminoácidos nas proteínas do DNA. O RNA mensageiro transmite mensagens genéticas aos ribossomos e o RNA transportador direciona os aminoácidos para dentro das células.

Leia mais: Doenças psicológicas que aposentam: Conheça as principais

O DNA

- Continua Depois da Publicidade -

De forma simplificada, o RNA e o DNA armazenam informações. O DNA transmite essas informações de forma codificada. É através desses códigos que as características das espécies são determinadas, assim como a composição.

O DNA é formado por estruturas que são:

  • Um esqueleto de fostato;
  • Bases nitrogenadas que são a adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C),
  • Nucleotídeos ligados por fosfodiésteres.

As principais funções do material é de transmitir as informações genéticas para as células através da replicação. Além disso é função do DNA codificar as proteínas, que é o código genético, responsável pelos aminoácidos, e a transcrição que produz  é usada na produção de proteínas com a tradução.

Existem diferenças essenciais entre RNA e DNA que fazem parte do nosso sistema biológico e são essenciais para a existência da vida dos organismos.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui