20.8 C
Brasil
sábado, 17 abril 2021
Home Saúde & Bem Estar RNA e DNA: Quais as diferenças e características principais?

RNA e DNA: Quais as diferenças e características principais?

RNA e DNA fazem parte das informações genéticas presente nos seres vivos. São ácidos nucleicos que compõem estrutura e possuem funções de armazenamento. Cada um possui uma função e características diferentes, mas ambos são importantes.

O RNA atua com a produção de proteínas, que são divididas em nucleotídeos menores. Essa unidade é responsável por formar componentes essenciais que são a base nitrogenada, o fosfato e a pentose. Essa última que se encontra no DNA, também chamada de desoxirribose.

RNA e DNA
RNA e DNA

Principais diferenças entre RNA e DNA

As principais diferenças podem ser definidas por suas funções diferentes. Embora o RNA e DNA possuem função de transportar, armazenar informações genéticas, existem diferenças estruturais em suas composições.

O RNA

O RNA é um polímero que possui fita que ligam ribonucleotídeos que sejam covalentes. Ele é o elemento que fica entre o DNA e a produção das proteínas. Isso significa que o DNA precisa se reestruturar para formar um RNA que é o responsável por codificar e fabricar as proteínas.

A estrutura do RNA e DNA são diferentes, mas o RNA é formado de:

  • Bases púricas e primídicas: adenina (A), guanina (G), citosina (c) e uracila (U);
  • E os ribonucleotídeos: que são as riboses, as bases nitrogenadas e o fosfato.

As principais funções do RNA é a formação dos ribossomos que auxilia na ligação dos aminoácidos nas proteínas do DNA. O RNA mensageiro transmite mensagens genéticas aos ribossomos e o RNA transportador direciona os aminoácidos para dentro das células.

Leia mais: Doenças psicológicas que aposentam: Conheça as principais

O DNA

De forma simplificada, o RNA e o DNA armazenam informações. O DNA transmite essas informações de forma codificada. É através desses códigos que as características das espécies são determinadas, assim como a composição.

O DNA é formado por estruturas que são:

  • Um esqueleto de fostato;
  • Bases nitrogenadas que são a adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C),
  • Nucleotídeos ligados por fosfodiésteres.

As principais funções do material é de transmitir as informações genéticas para as células através da replicação. Além disso é função do DNA codificar as proteínas, que é o código genético, responsável pelos aminoácidos, e a transcrição que produz  é usada na produção de proteínas com a tradução.

Existem diferenças essenciais entre RNA e DNA que fazem parte do nosso sistema biológico e são essenciais para a existência da vida dos organismos.

 
Susan Nogart
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui