34.7 C
Brasil
terça-feira, 22 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarSíndrome de Burnout: o que é sintomas e tratamento

Síndrome de Burnout: o que é sintomas e tratamento

A síndrome de Burnout possui características bem marcadas de cansaço prolongado, estresse excessivo, esgotamento mental. Essas podem ser as principais características da síndrome que tem tomado um papel cada vez mais popular na vida das pessoas atualmente, principalmente com o trabalho em home office.

O acesso das pessoas a internet com excesso, a falta de momentos de descontração com o isolamento social, trabalho em casa, trabalho demais, entre vários outros são alguns dos motivos pelos quais as pessoas tem desenvolvido a síndrome de Burnout.

Quais as características de síndrome de Burnout?

Além de causar o esgotamento mental, a síndrome também prejudica e possui sintomas físicos, como por exemplo:

  • Dores musculares;
  • Depressão;
  • Falha de memória;
  • Apatia;
  • Irritabilidade exagerada;
  • Dificuldade de concentração;
  • Alterações de humor;
  • Distúrbios do sono;
  • Falta de prazer.

Como tratar?

A síndrome precisa ser diagnosticada por um especialista, portanto o primeiro passo é procurar por ajuda especializada. O profissional especializado vai indicar o tratamento mais adequado para cada caso, que na maioria das vezes envolve distrair o paciente, deixa-lo mais calmo para então tratar o estresse. Realizar sessões de terapia é comum, assim como o uso de medicamentos quando necessário. É válido ressaltar que o trabalhador tem direito a licença afastada pelo INSS caso seja diagnosticado com síndrome de Burnout, tendo direito a estabilidade de pelo menos 12 meses.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: Trabalhador com síndrome de burnout tem direito a licença médica

A duração do tratamento pode variar de caso para caso, e dependendo da gravidade. Mas o acompanhamento e terapia devem ser constantes após o ocorrido, para minimizar e controlar os efeitos que a doença pode causar. Muitas pessoas fazem muitos passeios, frequentam mais lugares com natureza e as vezes até adotam um novo animal para fazer companhia e ajudar durante o tratamento. Todas são ótimas opções para ajudar a manter a saúde mental e ficar livre da síndrome de Burnout.

- Continua Depois da Publicidade -
 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui