27.8 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarTaxa de mortalidade por suicídio em SC é maior no Alto Uruguai...

Taxa de mortalidade por suicídio em SC é maior no Alto Uruguai Catarinense

No ano de 2014, o NSC, jornal estadual de Santa Catarina, publicou que o estado tinha, em 2012, a capital liderando com os maiores números de suicídio do Brasil a cada 100 mil habitantes (9,2). O psiquiatra Alan Índio Serrano argumenta que Santa Catarina e o Rio Grande do Sul são originados de população europeia e a Europa enfrenta altos índices de depressão.  

Em 2017, a depressão foi a quarta causa principal dos afastamentos dos trabalhadores de Santa Catarina. Em escala nacional, está na décima causa. Em um ano, em Santa Catarina, foram quase 6 mil pedidos.  

Devido aos sintomas, tais como ansiedade, insônia, falta de apetite e outros, muitos trabalhadores não conseguem cumprir com as funções necessárias. O mesmo serve para os alunos que podem sentir dificuldades em acompanhar as disciplinas e, consequentemente, o desempenho diminui.  

Confira, abaixo, as taxas de suicídio por região de Santa Catarina

O estado de Santa Catarina representa os maiores números de suicídios entre jovens a cada 100 mil habitantes na Alto Uruguai Catarinense. Enquanto isso, o Vale do Itajaí, que localiza Brusque e Blumenau, conta com 16 mortes a cada 100 mil pessoas. Os valores são cada vez maiores. 

Região (2017)  Taxa de mortalidade a cada 100 mil habitantes 
Alto Uruguai Catarinense  20,4 
Extremo Sul Catarinense  19,2 
Vale do Itajaí  16 
Xanxerê  13,5 
Meio Oeste  12,1 
Planalto Norte  12 
Oeste  11,3 

Fonte: Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) 

Referências

SANTA Catarina é segundo estado em número de suicídios a cada 100 mil habitantes. Santa Catarina, 3 jul. 2014. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/santa-catarina-e-segundo-estado-em-numero-de-suicidios-a-cada-100-mil-habitantes-diz. Acesso em: 13 maio 2021. 

DEPRESSÃO gera 5,9 mil pedidos de auxílio-doença em SC em um ano. Santa Catarina, 6 set. 2019. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/depressao-gera-59-mil-pedidos-de-auxilio-doenca-em-sc-em-um-ano. Acesso em: 13 maio 2021. 

BRUSQUE registra mais de 100 tentativas de suicídios entre crianças e adolescentes nos últimos anos. Santa Catarina, 17 set. 2019. Disponível em: https://omunicipio.com.br/brusque-registra-mais-de-100-tentativas-de-suicidios-entre-criancas-e-adolescentes-nos-ultimos-anos/. Acesso em: 13 maio 2021. 

SUICÍDIOS estão mais frequentes em Blumenau. E também mais visíveis.  26 jun. 2019. Disponível em: https://omunicipioblumenau.com.br/suicidios-emblumenau-estao-mais-frequentes-e-tambem-mais-visiveis/. Acesso em: 13 maio 2021. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui