19.4 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarTipos de depressão: conheça seus sintomas

Tipos de depressão: conheça seus sintomas

A depressão é uma doença comum, e segundo os relatórios da OMS (Organização Mundial da Saúde), afetam cerca de 300 milhões de pessoas. no Brasil os tipos da doença afetam 5,8% da população e por isso, cada tipo da doença pode ser categorizado com um nível diferente.

Os tipos de depressão envolvem grau, sintomas e características diferentes e para entender quais as principais diferenças entre elas, continue lendo.

1.      Depressão bipolar

Conta com variações de humor, possui características de depressão maior, passa por sensações eufóricas, irritáveis e possui diversas manias.

2.      Transtorno depressivo persistente

Dentro dos tipos de transtornos, essa é considerada a forma crônica da doença. Ela precisa durar pelo menos dois anos, e ter intensidade moderada, onde a pessoa fica triste, desanimada, pessimista sem energia.

3.      Depressão pós-parto

Causada por sintomas que aparecem logo nas primeiras semanas após o nascimento, ou durante a gestação. Os sentimentos envolvidos são tristeza, muita ansiedade e dificuldades diárias em atividades que envolvem o bebê.

4.      Transtorno afetivo sazonal

Esse nome pertence a depressão que acontece no inverno, quando há menos luz, o clima é mais freio, e os dias tem exposição de luz reduzida. Sendo assim, ela normalmente se repete todos os anos.

5.      Transtorno depressivo induzido por medicamento ou substância

Dos tipos de depressão esse é o tipo que envolve o uso de outras substâncias, como toxinas, medicamentos ou drogas. É persistente e costuma durar todo o período de abstinência.

6.      Transtorno depressivo maior

Muito frequente e conhecido, tem como característica a perda de interesse, falta de energia, casos graves de sofrimento e muita melancolia.

7.      Transtorno disfórico pré-menstrual

Costuma acontecer em todos os meses antes de se iniciar o ciclo menstrual, a baixa do estrogênio faz com que os sintomas sejam mais severos nessa época e deixa a paciente com irritabilidade, indisposição, tristeza e vontade de se isolar.

Leia mais: Novo exame de sangue pode ajudar no diagnóstico de depressão

8.      Depressão psicótica

Acontece em pessoas que possuem sintomas mais graves dos tipos de depressão, os psicóticos. Acreditam em delírios, crenças e se perturbam com alucinações.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui