30 C
Brasil
sábado, 8 maio 2021
Home Saúde & Bem Estar Tipos de Sangue: entenda sobre compatibilidade

Tipos de Sangue: entenda sobre compatibilidade

Os tipos de sangue (ou tipos sanguíneos) resumem-se aos grupos A, B, AB e O. Em síntese, indivíduos do tipo A possuem anticorpos ou proteínas que aglutinam as hemácias do sangue tipo B, e por isso não podem recebê-lo. Já os indivíduos do tipo B possuem proteínas contra o tipo A, e por isso não podem receber sangue desse grupo.

Indivíduos do tipo AB, por sua vez, não possuem proteínas que rejeitam outros tipos, e por isso podem receber de todos eles; enquanto os do tipo O possuem proteínas contra todos, e por isso não podem receber de nenhum deles.

Dessa forma, as transfusões de sangue só podem ocorrer de acordo com as compatibilidades de cada tipo sanguíneo, sob pena de ocorrer graves reações orgânicas, em especial a aglutinação das hemácias do sangue.

E como fica a doação para os vários tipos de sangue?

Por dedução, infere-se que indivíduos com sangue do tipo A só podem doar para os dos tipos A e AB. Já os do tipo B só podem doar para quem tem sangue do tipo B e AB. Os do tipo AB só podem doar para os indivíduos do tipo AB. Enquanto os do tipo O podem doar para todos os tipos.

Além dessas peculiaridades com relação aos tipos sanguíneos, é importante também falarmos um pouco sobre o “fator RH” (+ ou -). Esse fator Rh também é uma proteína presente nas hemácias, e que da mesma maneira influencia na capacidade do indivíduo de ser doador ou recebedor.

Em síntese, quando uma pessoa possui o fator Rh em seu sangue, diz-se que ele tem o fator Rh+, ou seja, só pode doar para quem também possui fator Rh, mas pode receber tanto do Rh+ quanto do Rh- . Agora, quando um indivíduo não possui o fator Rh, isso significa que ele é Rh-, ou seja, pode doar para todos mas só poderá receber de indivíduos com Rh-.

Leia mais:

 

 

 

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui